Cooperativas e associações em assentamentos e quilombos serão fortalecidas no Pontal

Procotolo de intenções promoverá desenvolvimento sócio-econômico dos agricultores assentados e quilombolas

ter, 24/08/2010 - 10h00 | Do Portal do Governo

A Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) e o Instituto de Cooperativismo e Associativismo (ICA), órgão ligado à Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) assinam nesta terça-feira, 24, na sede do Itesp em Presidente Prudente, um protocolo de intenções para fortalecer cooperativas e associações em assentamentos e quilombos. A cerimônia contará com as presenças do secretário adjunto da secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, Gustavo Ungaro; do diretor executivo do Itesp, Marco Pilla; e coordenador da Codeagro, José Cassiano Gomes dos Reis Junior.

O objetivo desse protocolo de intenções é promover o desenvolvimento sócio-econômico dos agricultores assentados e quilombolas, de maneira sustentável, por meio de capacitação em organização social e gestão de empreendimentos coletivos. Essa orientação é de grande importância, visto que grandes projetos de apoio ao desenvolvimento rural – como o Programa Estadual de Microbacias, do Governo de São Paulo e do Banco Mundial – não atuam diretamente com indivíduos, e sim apenas com cooperativas e associações. “O trabalho conjunto também é mais lucrativo – a compra de insumos, por exemplo, fica mais barata”, ressalta Pilla, do Itesp.

A partir da assinatura do protocolo, Itesp e ICA criarão mecanismos para a troca de informações e suporte técnico, dando principalmente amparo legal para que possam ser criadas e estruturadas associações e cooperativas e acompanhando a evolução dos trabalhos.

Assentamentos

A Fundação Itesp dá assistência hoje a 173 assentamentos em todo o Estado. Desses, 107 estão localizados na região Oeste (Pontal do Paranapanema), somando 5.647 famílias assentadas em 137.160,73 hectares.

Da Fundação Itesp