Conversa com o Governador: Alckmin fala sobre combate ao mosquito Aedes aegypti

Mortes no Estado recuaram 81% na comparação com 2015

qua, 23/11/2016 - 12h05 | Do Portal do Governo

O programa “Conversa com o Governador” desta semana destaca o combate do Governo ao mosquito Aedes aegypti. ” O Estado de São Paulo conseguiu reduzir muito a incidência da dengue neste ano: de janeiro a outubro, os casos confirmados caíram 76% e as mortes recuaram 81% na comparação com 2015,” disse o governador Geraldo Alckmin.

Com a chegada da temporada de muito calor e muita chuva, o combate não pode parar. O mosquito que transmite a dengue também transmite a chikungunya e o zika vírus. Então, nada de água parada: água parada é criadouro do mosquito.

Desde janeiro, mais de 38 milhões de imóveis no Estado foram visitados por agentes de saúde encarregados de eliminar focos do mosquito e orientar a população. A campanha Todos Juntos Contra o Aedes aegypti promove mutirões de prevenção principalmente aos sábados, quando é maior a chance de encontrar as pessoas em casa. Nesta semana, as ações foram reforçadas em 360 municípios com mais de 30 mil agentes envolvidos.

“O governo de São Paulo paga uma diária de R$ 120 para todos os agentes de saúde municipais que aceitem trabalhar aos sábados nos mutirões. Sabendo das dificuldades das prefeituras, criamos esse modelo de parceria e já investimos nele mais de R$ 40 milhões,” explicou.

A outra frente de trabalho contra a dengue é a vacina produzida pelo Instituto Butantan. “A vacina está na última fase dos testes clínicos, dos quais participam 17 mil pacientes. No fim do verão, esperamos ter resposta sobre a eficácia da vacina e então, pedir à Anvisa, a autorização para a produção em escala industrial,” finalizou.

Do Portal do Governo do Estado