Convênio viabiliza reconstrução do Museu da Língua Portuguesa

Fundação Roberto Marinho e a organização social ID Brasil vão apoiar a obra

qui, 21/01/2016 - 17h28 | Do Portal do Governo

Trinta dias depois do incêndio no Museu da Língua Portuguesa, o governador Geraldo Alckmin assinou nesta quinta-feira (21) o convênio para reconstrução do local. A obra será viabilizada a partir do convênio firmado entre o Governo de São Paulo, a Fundação Roberto Marinho e a organização social ID Brasil.

Também está previsto o restauro da Estação da Luz, que acabou afetada pelas chamas que destruíram o museu no dia 21 de dezembro. A Fundação Roberto Marinho já foi responsável pela implantação original do Museu da Língua Portuguesa, em 2006, também mediante convênio com o Estado de São Paulo.

“É um museu único entre todos os países de língua portuguesa. É também um museu único no mundo interativo, que interage entre os museus de países com língua portuguesa. Não existe nada semelhante. Ele está sediado na Estação da Luz, que é um prédio tombado e histórico de São Paulo, cartão de visita do nosso estado. Infelizmente tivemos um incêndio devastador e a nossa tarefa é imediatamente reconstruí-lo. Toda parte interna do museu estava digitalizada, então foi preservada, mas nós temos que reconstruir o prédio”, disse o governador Geraldo Alckmin.

Reconstrução
O atual acordo estabelece que a Fundação Roberto Marinho será a responsável pela execução das obras de reconstrução, restauro e reinstalação do museu, inclusive com revisões museográficas, com colaboração da Secretaria da Cultura do Estado e da ID Brasil, que será responsável pelo gerenciamento do museu. A proposta é tomar como base o projeto arquitetônico que orientou o restauro de 2006, com os ajustes necessários para atualização. A exposição original, baseada em recursos de multimídia, está totalmente preservada em um datacenter e será aprimorada.

O convênio vai garantir rapidez aos esforços iniciais para a continuidade das obras de restauro, que serão alavancadas com a indenização do seguro, já que o edifício tinha apólice contra incêndio no valor total de R$ 45 milhões. A seguradora já vistoriou o local e está analisando o valor final. Além disso, a Secretaria da Cultura também articulará outros parceiros e patrocinadores que já demonstraram interesse em apoiar a recuperação do Museu da Língua Portuguesa.

O trabalho, no entanto, já começou. Menos de 48 horas após o incêndio, tiveram início serviços emergenciais com foco inicialmente na liberação das quatro plataformas da Estação da Luz da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Com orientação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), as paredes do terceiro pavimento foram escoradas para garantir a estabilidade necessária à passagem dos trens e à segurança dos passageiros na área de embarque.

Laudo
Mesmo com a liberação das plataformas as obras não pararam. Desde então está sendo feita a retirada de entulho e limpeza das lajes, o que já possibilitará avaliações técnicas mais precisas para orientação do trabalho de restauro. Nos próximos dias, será entregue o laudo com mais embasamento indicando quais os impactos reais do incêndio à estrutura do edifício. Também foi apresentado o projeto de sobreteto para cobertura temporária do imóvel durante os trabalhos, protegendo-o contra infiltração de água de chuva.

Enquanto a obra acontece, o Museu da Língua Portuguesa continuará desenvolvendo suas atividades em outros espaços, fazendo jus à proposta que lhe deu origem: seu acervo é a língua viva, falada por todos os povos de lusófanos, nos seus mais variados sotaques e evoluções.

Estão sendo planejadas exposições itinerantes pelo interior para o fortalecimento da plataforma educativa online e outras ações para o público da capital.

Do Portal do Governo do Estado