Convênio garante trabalho a 4,6 mil desempregados na Capital

Acordo assinado pelo governo estadual e a prefeitura beneficia bolsistas do programa Frente de Trabalho

qui, 29/11/2007 - 14h58 | Do Portal do Governo

O governo do Estado e prefeitura de São Paulo assinaram, nesta quinta-feira, 29, convênio para convocação de 4.650 bolsistas do “Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego – Frente de Trabalho”, que farão, em mutirão, o trabalho de limpeza e conservação da cidade.

Batizada de Frente Cidade Limpa, o projeto vai envolver as 31 subprefeituras que terão, cada uma, 150 bolsistas da Frente de Trabalho atuando na limpeza de ruas, praças, jardins e demais logradouros. “O Estado tem esse programa, mas nós agora trabalhamos junto com a prefeitura no Cidade Limpa. Vamos ajudar a limpar a cidade”, afirmou o governador José Serra.

A medida já conta com 3.500 bolsistas que atuavam no projeto-piloto. A assinatura do convênio oficializa a parceria que terá, até o final de 2007, mais 1.150 trabalhadores. O termo de cooperação prevê a concessão de bolsa auxílio-desemprego, cesta de alimentação e realização de qualificação profissional.

Frente de Trabalho

O Programa Frente de Trabalho é gerido pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, e tem como objetivo proporcionar qualificação profissional e renda para trabalhadores desempregados, por meio de atividade produtiva e cursos de qualificação profissional. Atende a trabalhadores da Região Metropolitana de São Paulo e os municípios de Cubatão e São Paulo, desempregados há no mínimo um ano, maiores de 17 anos e residentes no estado há pelo menos dois anos.

Serra explicou aos bolsistas que eles trabalharão quatro dias por semana e o quinto dia será dedicado aos estudos, no Centro Paula Souza. “Vão ser 200 horas de aula ao longo dos nove meses da bolsa. Para que se tenha uma idéia, esse é o número de horas de aulas nas escolas”, disse. Ele informou ainda que metade da carga horária será dedicada às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e a outra metade, a matérias ligadas ao trabalho.

O governador ressaltou que esse programa está destinado a diminuir o problema do desemprego e preparar melhor as pessoas para o emprego definitivo.

Carteira assinada

Durante a cerimônia também foi assinado pelo Sindicato de Asseio e Conservação do Estado de SP protocolo de intenções para a contratação dos 1.000 bolsistas melhor qualificados.

De acordo com o secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos, o emprego estará garantido para os que mostrarem mais empenho e não tiverem faltas no trabalho e no curso.

“Mesmo aqueles que não estiverem entre esses 1.000 vão ter a vantagem de ter feito um curso de treinamento e qualificação, portanto, com isso, estamos enfrentando o desemprego”, afirmou Serra.

Cintia Cury com Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho

(I.P.)