Convênio entre Estado e prefeitura leva Metrô à Freguesia

Acordo foi firmado nesta segunda-feira, 26; novo ramal terá 12 quilômetros e 11 estações

seg, 26/05/2008 - 18h17 | Do Portal do Governo

Atualizada às 18h34

O governador José Serra assinou nesta segunda-feira, 26, um convênio no valor de R$ 75 milhões com a prefeitura da capital para investimentos na Linha 6-Laranja (Freguesia do Ó – São Joaquim) do Metrô. O montante faz parte do investimento de R$ 1 bilhão que o município de São Paulo vai aplicar na ampliação das linhas do Metrô. Com essa contribuição, os recursos do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, entre 2007 e 2010, passam de R$ 16,3 bilhões para R$ 17,3 bilhões.

“Agora vamos fazer o projeto executivo, que é algo muito complexo e que diz como toda obra deve ser feita. Esperamos começar as obras no início de 2010”, afirmou o governador José Serra, na cerimônia de assinatura do convênio, que contou também com a presença do prefeito da capital, Gilberto Kassab.

A primeira etapa da Linha 6 adicionará à rede metroviária mais 12 quilômetros e 11 estações. O novo ramal se integrará com as linhas 7-Rubi e 8-Diamante, da CPTM, na estação Água Branca; Linha 4-Amarela, na estação Higienópolis; e Linha 1-Azul, na estação São Joaquim. Com demanda prevista de 650 mil passageiros por dia, a linha atenderá os bairros Freguesia do Ó, Limão, Perdizes, Sumaré, Bela Vista e Liberdade e beneficiará grandes centros educacionais como a UNIP, PUC, FAAP Mackenzie e FMU.

Serra disse que a previsão total de investimentos na Linha 6 do metrô é da ordem de R$ 4 bilhões e contará com o auxílio da prefeitura. A expectativa, segundo ele, é de que as primeiras estações sejam entregues à população no final de 2011. “É uma etapa nova no desenvolvimento do metrô na cidade”, observou Serra.

O governador voltou a defender a importância de obras como a ampliação do metrô e o Rodoanel, além da expansão da oferta de transporte público de boa qualidade como alternativas para aliviar os congestionamentos registrados diariamente na capital e na região metropolitana.

Reforço em outras linhas

O repasse da prefeitura reforçará ainda outras frentes de ampliação do Metrô. Para as obras da Linha 5-Lilás, retomadas a partir da aplicação de R$ 200 milhões dessa verba municipal, foram iniciadas as desapropriações que permitirão levar os trilhos metroviários até Campo Belo. Ao final da obra, serão 11 estações e 11,7 quilômetros, ligando o Largo Treze à Chácara Klabin.

Mais R$ 725 milhões provenientes da prefeitura serão usados na continuidade desses empreendimentos e para a expansão da Linha 2-Verde, da estação Vila Prudente até o Parque São Lucas, trecho que terá três estações e três quilômetros de extensão. A Linha 2-Verde também será ligada a 3-Vermelha; o prolongamento terá seis estações e seis quilômetros de extensão.

Esse é o maior investimento já realizado pelo município no Metrô. O maior valor anterior, de R$ 850 milhões (na moeda atual), foi realizado em 1975, quando o prefeitura paulistana ainda era a principal acionista do Metrô.

De acordo com o prefeito Gilberto Kassab, os secretários da prefeitura e do Estado estão trabalhando em conjunto para que, até o final deste ano, possam “criar condições” para que o restante dos recursos (R$ 725 milhões) seja repassado ao Estado. Kassab disse que caberá a Serra decidir onde o montante será aplicado. “O critério é do Governo do Estado: eles sabem melhor do que ninguém onde o investimento deve ser feito”, ilustrou o prefeito.

VLT

Recursos municipais e federais serão aplicados ainda na construção do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) até Congonhas, cuja operação fica a cargo do Estado. O primeiro trecho entre São Judas e Congonhas, está previsto para operação em 2010. A demanda estimada para o VLT é de 20 mil passageiros por dia. O valor desse primeiro trecho é de R$ 300 milhões. O projeto completo, que atenderá Jabaquara, São Judas, Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Campo Belo) e Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), da CPTM, está estimado em R$ 1,2 bilhão, incluindo a compra dos trens.

Manoel Schlindwein

(I.P.)