Convênio entre CDHU e CPFL vai instalar aquecedores solares em moradias populares

Equipamentos serão doados para conjuntos habitacionais de 14 municípios

seg, 14/12/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

O secretário da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Lair Krähenbühl, e o vice-presidente de distribuição da CPFL Energia, Hélio Viana Pereira, assinaram nesta segunda-feira, 14, convênio que garante a instalação de 6.691 aquecedores solares em conjuntos da CDHU em 14 municípios do Estado. 

Este é um dos maiores projetos de inclusão de conceitos de sustentabilidade e racionalização de energia em moradias populares no Brasil. O documento estabelece também a substituição de lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas, de alta eficiência energética. Isso vai gerar maior redução do consumo durante o horário de pico do sistema elétrico.

A iniciativa faz parte do esforço da CDHU para reduzir o consumo de energia e será inteiramente custeado pela CPFL. O investimento será de R$ 20,7 milhões sem qualquer repasse para os moradores.

Com a instalação do aquecedor solar, os mutuários da CDHU terão redução média de 30% no valor final da conta – é que o chuveiro é um dos maiores consumidores de energia das residências. Todos os novos empreendimentos da companhia que estão sendo entregues já possuem esse equipamento custeado pela CDHU.

Os municípios atendidos pela CPFL que receberão as doações são Americana,   Araçatuba, Araraquara, Bauru, Franca, Indaiatuba, Itu, Jundiaí, Marília,  Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto e Sorocaba.

Da CDHU