Contorno de Piracicaba liga quatro importantes rodovias da região

Obras foram entregues nesta segunda-feira (27) pelo governador; pista de nove quilômetros melhora a logística e desafoga trânsito da cidade

seg, 27/06/2016 - 11h57 | Do Portal do Governo

Piracicaba agora conta com o novo Contorno da cidade. As obras da via, que ligam as rodovias Comendador Mário Dedini (SP-308), Rodovia Luís de Queiróz (SP-304), Rodovia Cornélio Pires (SP-127) e Rodovia Deputado Laércio Cortes (SP-147), foram entregues nesta segunda-feira (27) pelo governador Geraldo Alckmin. 

“Uma grande obra que vai beneficiar o município, tirar o trânsito de passagem do centro da cidade e beneficiar todo o aglomerado urbano. São mais de 9 km de anel viário, uma ponte sobre o Rio de Piracicaba, um túnel, uma grande obra entregue. E nós estamos autorizando uma segunda obra que não estava prevista no contrato original. São mais de R$ 19 milhões, que é o acesso ao Bairro Monte Alegre e o segundo acesso à Esalq, a Escola Superior de Agricultura”, disse Alckmin. 

Responsável pela geração de dois mil empregos, a obra trará como grande benefício a retirada do tráfego rodoviário do centro da cidade, o que reduzirá o trânsito nas principais vias. Mas também há benefícios para a economia, com melhoria no escoamento da produção das empresas das região, e fomento para o desenvolvimento regional, incrementado pela melhor logística proporcionada pela obra. Para os motoristas, aumentará a segurança e o conforto com a redução no tempo de viagem.

A primeira fase do Contorno de Piracicaba, com 3,2 dos nove quilômetros, já havia sido liberada ao tráfego em agosto de 2014. Além da construção de duas pistas, a obra da nova rodovia inclui a implantação de ponte sobre o Rio Piracicaba (km 2,9), de túnel (km 2,6), e de dispositivos de entroncamento, acesso e passagem inferior ao longo do trecho. Também foram realizadas ampliações, melhorias e modernização de dois dispositivos já existentes, um no entroncamento com a SP-127 e outra de retorno para o distrito Industrial.

Com nove quilômetros de extensão, o investimento total foi de R$ 111,6 milhões, realizado pela concessionária Rodovias do Tietê, conforme previsto no contrato de concessão, com fiscalização e gerenciamento da ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).

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