Conta-gotas, lentes e pomada

André Villela deixou Niterói (RJ) para estudar Mecatrônica na Unicamp. Hoje, no terceiro ano, é presidente da Mecatron. A empresa, criada em 1998, foi premiada pela Associação de Engenharia Sae […]

qua, 20/06/2007 - 11h08 | Do Portal do Governo

André Villela deixou Niterói (RJ) para estudar Mecatrônica na Unicamp. Hoje, no terceiro ano, é presidente da Mecatron. A empresa, criada em 1998, foi premiada pela Associação de Engenharia Sae Brasil e pela Federação das EJs do Estado de São Paulo.

Dos quatro projetos em andamento, André ressalta a máquina para montagem automática de conta-gotas para medicamentos. Atualmente, a fixação da borrachinha no tubo de plástico é manual. A empresa atua ainda em controle e produção industrial, projetos mecânicos e integração entre sistemas mecânicos, eletrônicos e de computação.

Na Quanta, EJ do Instituto de Física da Unicamp, a presidente Marina Barreto trabalha para mostrar que a Física não é apenas atividade acadêmica, mas também pode ser útil na inovação tecnológica da indústria. A EJ criou uma lente especial para pesquisa biológica e caixa de experimentos elétricos para ensinar alunos do ensino médio.

A Allquímica trabalha na produção de uma pomada cosmética. Sua presidente, Thais Cristina Destefani, diz, no entanto, que não pode detalhar o projeto por força de contrato. A EJ determinou análise de cloretos em efluentes industriais para a fábrica de alimentos. “Aqui, os alunos ganham aprendizado prático que a sala de aula não proporciona”, salienta Thais.