Consumo excessivo de carnes aumenta risco de doenças cardiovasculares

Porção ideal é de 100 gramas por dia, segundo pesquisa da Faculdade de Saúde Pública da USP

qui, 13/06/2013 - 14h30 | Do Portal do Governo

Uma pesquisa da Faculdade de Saúde Pública da USP revela que o alto consumo de carne resulta em má qualidade na dieta, aumento no risco de doenças cardiovasculares e nos casos de câncer, em um grande impacto ambiental decorrente da criação de gado.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A nutricionista Aline Martins de Carvalho verificou o consumo dos diversos tipos de carne e as tendências, comparando os dados do Inquérito de Saúde de São Paulo (ISA) nos anos de 2003 e 2008 e constatou que na cidade de São Paulo, mais da metade da população consome carne de forma excessiva.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a ingestão ideal de carnes, vermelha ou branca, seria de uma porção, correspondente em média a 100 gramas por dia. O estudo constatou que 75% da população da capital paulista consome quantidades muito acima dessa recomendada.

A pesquisa analisou o ISA de 2003 e 2008 e constatou que a população da cidade aumentou em 25% o consumo de carne, que passou de 143 gramas para 179 gramas ao dia. A principal carne consumida é a bovina, seguida pelas aves. Também foi possível detectar um aumento no consumo da carne vermelha e processada, principalmente entre os jovens – o consumo aumentou de 108 gramas para 135 gramas ao dia.

“Carne é saudável, mas é preciso consumir com moderação, sempre observando os tipos, o melhor método de preparo, a quantidade que deve ser consumida ao longo do dia e ao longo da semana”, recomenda a nutricionista.

Os estudos também indicaram que para cada quilo de carne bovina produzida são gerados em média 44 quilos equivalentes de dióxido de carbono (CO2), equivalendo a um carro percorrendo a distância de 250 quilômetros. Estima-se que o município de São Paulo produziu 18 milhões de toneladas de dióxido de carbono pelo consumo de carne em 2003. Isso equivale a 5% do impacto total produzido pelo Brasil para a agropecuária.

Do Portal do Governo do Estado