Consumidores e comerciantes: conheçam as cartilhas do Ipem

Conteúdo pode ser obtido na internet e ajuda nas relações de consumo

seg, 28/10/2013 - 9h01 | Do Portal do Governo

Consumidores e comerciantes podem ter acesso às cartilhas do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo). Disponível para download na internet, o material contém orientações com linguagem acessível e com o máximo de dicas e orientações.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

O Guia Prático de Consumo traz dicas ao consumidor sobre o que observar na compra de produtos embalados, combustível, têxteis, eletrodomésticos, itens com o selo do Inmetro (extintores, brinquedos, capacetes, isqueiros, plugues, tomadas, botijões de gás, entre outros) e também na utilização de balanças no supermercado, padaria, açougue, etc.

Já a cartilha Orientações ao Comerciante dá dicas aos lojistas de pequeno e médio porte sobre como evitar autuações na comercialização desses mesmos produtos e como proceder em relação a balanças utilizadas no comércio e demais instrumentos de medição.

As versões impressas das cartilhas são distribuídas em encontros com representantes de associações comerciais de todo o Estado, durante as fiscalizações de rotina da autarquia e em eventos com grande circulação de público.

Do Portal do Governo do Estado