Consumidor: Resultado positivo nas últimas fiscalizações do Ipem-SP em bombas de

Das 150 bombas fiscalizadas entre os dias 06 e 12 de abril, apenas 14 foram reprovadas sem prejuízo ao consumidor

seg, 17/04/2006 - 13h39 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania realizou mais uma “Operação de Olho na Bomba”, entre os dias 11 e 12 de abrilna capital paulista. Foram vistoriadas 57 bombas de combustíveis com base na metrologia legal. Do total, apenas cinco foram reprovadas, sem prejuízo ao consumidor. Os postos foram notificados para o reparo do problema.

Em Dracena, interior de São Paulo, quatro postos foram vistoriados no dia 11, e um deles, na Av. Presidente Vargas, autuado. Das oito bombas, uma foi interditada por deixar de fornecer no abastecimento, 650ml de diesel a cada 20 litros, um alto índice, pela avaliação dos técnicos do Ipem-SP. Em Lorena, outra cidade alvo da operação feita em parceria com o Procon-SP, a Secretaria da Fazenda e Ministério Público, em 06 de abril, os fiscais visitaram quatro postos, num total de 24 bombas: apenas sete foram reprovadas, sem danos ao consumidor.

Em Osasco, Grande São Paulo, 18 bombas foram verificadas e todas foram aprovadas. Na região do ABC não houve nenhuma irregularidade nas nove bombas verificadas.

No Litoral Sul, em Santos e no Guarujá, 17 bombas foram fiscalizadas em dois postos, e todas estavam em ordem.

Essas estatísticas revelam um controle do Ipem-sp nesse setor. Há 39 anos o Instituto fiscaliza as bombas de combustível dos postos no Estado. Historicamente, o índice de autuação do Instituto não ultrapassa os 3% nas mais de 30 mil bombas em funcionamento nos municípios paulistas. Os bons resultados não implicam num abrandamento dos trabalhos. A constante presença dos fiscais nas ruas reforça a necessidade de se seguir às normas vigentes para evitar possíveis penalidades decorrentes de irregularidades.

Dúvidas, sugestões ou reclamações sobre esse ou outros assuntos da competência do Ipem-sp podem ser feitas pelo: 0800 – 013.05.22, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A ligação é gratuito de qualquer um dos 645 municípios do Estado. Outra forma de contato é pelo: www.ipem.sp.gov.br ou ainda no: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br.

Assessoria de Imprensa do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo – Ipem-sp