Consumidor: Ipem encontra irregularidades nos brinquedos

nd

qui, 14/12/2000 - 18h19 | Do Portal do Governo

Dos 17.015 brinquedos verificados ontem (13) e hoje (14), nas lojas da região central de São Paulo, pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, do Governo do Estado de São Paulo, 340 foram apreendidos por não apresentarem a Marca de Conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial(Inmetro).

A presença dessa marca significa que os brinquedos passaram pelos testes de qualidade exigidos por lei, não oferendo perigo às crianças, como partes cortantes, tinta tóxica e peças pequenas, que podem ser facilmente engolidas, entre outras irregularidades. Durante a operação, foram visitados 27 estabelecimentos.

Operação pisca-pisca

Das 27.830 lâmpadas decorativas analisadas pelo Ipem, nos dias 11 e 12 de dezembro, na região central da cidade, 273 apresentaram erros e foram apreendidas. Os fiscais conferiram o tipo de material utilizado na fabricação dos produtos (que não pode ser ferroso) e, ainda, se os mesmos continham informações a respeito do fabricante, potência e tensão a que se destinam.

Em todos os casos, os responsáveis pelas irregularidades serão punidos com multa de até R$ 2,4 mil, dobráveis na reincidência, e terão de retirar os produtos de comercialização até total regularização do lote. O Ipem atende denúncias e reclamações pelos telefones 0800.130522 (Ouvidoria), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.