Consumidor: Ipem encontra irregularidades no Litoral Paulista

nd

seg, 22/01/2001 - 15h51 | Do Portal do Governo

Do total de 150 estabelecimentos comerciais da Baixada Santista e LitoraL Sul, fiscalizados pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, do Governo do Estado de São Paulo, durante a primeira fase da Operação Litoral, realizada de 19 a 21 de janeiro, 21 foram autuados por apresentarem irregularidades, em prejuízo do consumidor.

As principais irregularidades encontradas no comércio de Santos, São Vicente, Guarujá, Bertioga, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruibe foram o copo de refrigerante de 300ml, que apresentou 45ml a menos e outro de 500ml, que estava com 30ml a menos; a bomba de combustível, que apresentou 160ml a menos no abastecimento de 20 litros; e os artigos têxteis, entre eles biquinis, sungas e cangas sem a indicação da composição têxtil.

Além disso, o Ipem apreendeu 73 unidades de brinquedos e 47 unidades de mamadeiras sem a Marca de Conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e 51 unidades de copos descartáveis sem indicação quantitativa. Todos os responsáveis pelas irregularidades receberão multa de até R$ 2,4 mil, dobráveis na reincidência.

Foram verificados a qualidade dos preservativos e materiais elétricos; o peso do pão francês e dos produtos de alimentação, higiene e limpeza comercializados já embalados; a quantidade de refrigerante servida em copos post-mix; as refeições vendidas por peso; a qualidade dos artigos têxteis; o abastecimento das bombas de combustível e as balanças comerciais, entre outros.