Consulta de títulos de protesto vai até este sábado na Estação Barra Funda da CPTM

Ação já feita em postos do Poupatempo já conseguiu cancelar 20% dos títulos protestados

qui, 15/11/2012 - 14h53 | Do Portal do Governo

O projeto “Protesto como Ferramenta para Recuperação de Crédito” na Estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM ainda oferece consultas até este sábado, 17. Durante semana o horário de atendimento é das 7h às 19h, e no sábado, das 7h às 13h. A intenção é que a pessoa podem tenha conhecimento sobre a existência de qualquer protestos em seu nome.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

A ação que conta com a parceria do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil vem sendo realizada com sucesso desde maio em postos do Poupatempo e, dos 56 mil CPFs/CNPJs consultados, mais de seis mil estavam com títulos protestados e, por meio do projeto, 20% destes títulos protestados foram cancelados.

É possível também realizar a consulta do banco de dados do Instituto acessando o site. Caso identifique protesto, o usuário deverá solicitar uma certidão para obter informações sobre quem o protestou. De posse dela, deverá seguir os seguintes passos:

1 – Procurar o credor para regularizar a situação;
2 – Obter com o credor o título original (apresentado em cartório) ou carta de anuência contendo todas as informações sobre o título em papel timbrado (quando se tratar de pessoa jurídica) e firma reconhecida;
3 – Com a documentação acima, o devedor deverá comparecer ao cartório para solicitar o cancelamento e realizar o pagamento das custas.

Do Portal do Governo do Estado