Cônsul-geral do Chile é homenageada no Memorial da América Latina

Cecília Gallardo recebe a Estatueta Mão, de Oscar Niemeyer, obra-símbolo do local

sex, 04/09/2009 - 17h04 | Do Portal do Governo

A primeira-dama Mônica Serra participou nesta sexta-feira, 4, do evento de despedida da cônsul-geral do Chile, Cecília Gallardo.  O evento foi realizado no Anexo dos Congressistas do Memorial da América Latina.

A recepção foi comandada pelo presidente da Fundação Memorial, Fernando Leça, que destacou a atuação da cônsul em São Paulo. “Especialmente o seu empenho e a sua dedicação ao projeto em parceria com a Secretaria de Educação para disseminar entre os estudantes da rede pública o interesse pelos temas pertinentes à integração da América Latina”, disse. 

Essa trabalho também foi realçado pelo cônsul-geral do México, Salvador Arriola. Como presidente do Grupo de Cônsules da América Latina e Caribe (Grulac), ele destacou o trabalho da colega chilena e o apoio por ela obtido de Mônica Serra para o projeto. 

A cônsul-geral recebeu de Fernando Leça a estatueta Mão, de Oscar Niemeyer, obra-símbolo do Memorial da América Latina. 

Em seu discurso de despedida, Cecília ressaltou a amizade, respeito, parceria e integração e sintetizou em seis palavras o quanto significou os quase seis anos de atuação diplomática no Brasil: “Vou vender São Paulo no Chile”, afirmou. 

Também participaram da homenagem, a cônsul-adjunta da Argentina, Lara Jensczian; a cônsul-adjunta do Uruguai, Maria Del Carmem Fros Doninelli; a ex-cônsul-geral do Panamá, Maria Estela de La Guardia; o cônsul-geral do Peru, Jaime Striglich; e o cônsul-geral da Bolívia, Jaime Valdivia Almenza. 

Do Memorial da América Latina