Construção da estação de tratamento de esgotos de Franco da Rocha começará em 2011

Obra beneficiará 51 mil pessoas e elevará percentual de tratamento de esgotos para 30%

sex, 16/07/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) lançou o edital para a construção da primeira estação de tratamento de esgotos de Franco da Rocha. A obra faz parte da terceira etapa do Projeto Tietê e deverá ter início em 2011. A instalação ficará no terreno junto ao Hospital Psiquiátrico e à penitenciária de Franco da Rocha, na margem esquerda do rio Juqueri.

A estação deverá receber a maior parte dos esgotos da cidade e também uma pequena contribuição do município vizinho, Francisco Morato, principalmente através da estação elevatória Eusébio e de seu emissário. Estima-se que a nova ETE beneficiará 51 mil pessoas (população é de cerca de 125 mil habitantes), elevando o percentual de esgotos tratados do município de Franco da Rocha para 30%.

Para a estação Franco da Rocha também deverá ser encaminhado, através do interceptor Juqueri, o esgoto do Distrito Industrial, da Penitenciária, do Hospital Juqueri e de diversos bairros de Franco da Rocha, localizados na margem direita do rio Juqueri, logo abaixo do reservatório Paiva Castro. A vazão estimada de tratamento é de 132 litros por segundo.

Da Sabesp