Consórcio de quatro empresas vai fazer a Matriz Energética de SP

O estudo permitirá ao Estado prospectar cenários de crescimento do setor energético até 2035

sex, 19/06/2009 - 17h30 | Do Portal do Governo

O Consórcio Matriz 35 foi o vencedor da licitação (técnica e preço) para a elaboração da Matriz para o Estado de São Paulo – 2035. O resultado foi homologado pela diretoria da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae). Agora o consórcio vai apresentar seu registro na Junta Comercial de São Paulo para que o contrato seja assinado.

O grupo é formado pelas empresas LCA, Consultores (que é a empresa líder do consórcio); Andrade & Canellas Consultoria e Engenharia, ambas de São Paulo; I.X. Consultoria e Representações Ltda., de Itajubá (MG); e Repensa Consultoria Ltda., de Sorocaba.

A nova Matriz Energética do Estado de São Paulo, com horizonte de 30 anos, integra um conjunto de ações do governo estadual na área de energia. “Até o final de 2010 teremos um estudo completo da nova Matriz Energética paulista, com ênfase na energia limpa e sustentável, que vai orientar os investimentos no setor nas próximas três décadas”, afirma a secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena.

Entre as outras ações do governo estadual na área de energia, a secretária cita o Atlas Eólico (que já está em elaboração), o estudo de modelagem de Usina de geração de energia a partir da queima de resíduos sólidos (com licitação na reta final) e o inventário do potencial hidrelétrico remanescente (já contratado).

A licitação – A primeira sessão pública para receber os envelopes com as propostas técnica, de preço e de habilitação técnica e jurídica dos proponentes foi realizada no dia 4 de junho. O Consórcio Matriz 35 foi o único a apresentar propostas.

No dia 15, houve a segunda sessão pública, quando foi divulgada a pontuação na habilitação técnica: 350 pontos de um total de 450. Essa pontuação habilitou o consórcio a participar da etapa seguinte, de proposta de preço. Aberto o envelope, o preço de R$ 2.400.400,00. Com esse valor, o consórcio somou nota 84,44, credenciando-o para a fase seguinte, de análise técnica e jurídica, etapa também cumprida.

O Consórcio Matriz 35 terá 18 meses, a partir da assinatura do contrato, para fazer levantamento de dados, projeções, planos e políticas públicas existentes no âmbito nacional; levantamento de informações energéticas, tecnológicas, econômicas e de eficiência; consolidação dos dados e das séries históricas (1980-2005); consolidação das principais tendências mundiais na elaboração dos planos estatais/governamentais na área energética; e desenvolvimento e implantação do sistema.