Conservatório de Tatuí vence Festival de Teatro do Sesi

Formado por alunos de artes cênicas, grupo recebeu seis prêmios e quatro indicações

dom, 20/09/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

O grupo formado por 10 jovens estudantes de artes cênicas do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – instituição vinculada ao Governo do Estado de São Paulo – foi o principal vencedor do 8º Festival de Teatro Estudantil do Sesi, realizado em Sorocaba, entre os dias 7 e 13 de setembro. 

Com o espetáculo “O Primeiro Voo de Ícaro”, os jovens conquistaram os prêmios de melhor espetáculo, direção, cenografia, iluminação e melhor atriz coadjuvante (concedido à estudante Rafaele Breves). A sexta premiação foi pela sonoplastia, feita, ao vivo. 

O grupo de “O Primeiro Voo de Ícaro” também recebeu quatro outras indicações, sendo melhor atriz (Anelisa Ferraz), melhor ator (Alexandre Moreira Cardoso), atriz revelação (Camila Cattai de Moraes) e ator coadjuvante (Iuri Proença). 

“O Primeiro Voo de Ícaro” estreou no Teatro Cultura Inglesa, em Pinheiros (São Paulo), em novembro. O espetáculo integra o projeto “Conexões”, uma iniciativa do Consulado Britânico, Cultura Inglesa, Colégio São Luís, Célia Helena Teatro-Escola e National Theatre. O projeto incentiva o teatro feito por jovens e para jovens como ferramenta para a formação humana e cultural, fomentando, por intermédio do trabalho em equipe, a criação de espaços para a reflexão e expressão das questões presentes no jovem de hoje.   

O texto é do consagrado Luis Alberto de Abreu e narra três histórias diferentes a partir da lembrança de um professor. A primeira história é sobre uma menina de periferia que nasce condenada por questões sociais e raciais a não dar certo na vida. No entanto, por uma razão inexplicável, há nela um sopro de vida que a impele a superar dificuldades sociais e físicas, indo além do possível; a segunda é sobre uma garota que resolve se apaixonar e, resolvendo, acaba por se apaixonar de fato; a terceira é sobre um adolescente que detesta as interferências de seus pais em sua vida, até que descobre que seus pais já estão mortos e, mesmo assim, continuam querendo dirigir sua vida. 

Do Conservatório de Tatuí