Conservatório de Tatuí tem encontro de instrumentos de sopro

Evento promove workshops, master classes, palestras e concertos

qui, 18/03/2010 - 20h00 | Do Portal do Governo

Acontece entre 8 e 11 abril o II Encontro Internacional de Madeiras de Orquestra, no Conservatório Dramático e Musical Doutor Carlos de Campos, em Tatuí. O evento terá inúmeras atividades com flautistas, oboístas, clarinetistas e fagotistas. Madeiras de Orquestra é a designação dos instrumentos musicais de sopro feitos com esse material (trompas, trompetes e tubas, também de sopro, são feitos de metal).

Caracterizadas pela agilidade e versatilidade sonora, as madeiras se destacam nas orquestras e em várias outras formações e gêneros musicais, como banda sinfônica, inúmeras formações camerísticas, grupos de choro, entre outras.

Esses instrumentos dividem-se em três grupos: palhetas duplas, sendo os principais o fagote e o oboé; palhetas simples, categoria na qual está o clarinete; e flautas, em que o executante dirige o fluxo de ar de encontro a uma borda ou aresta – nesta família estão a flauta transversal e o flautim.

O evento receberá instrumentistas destacados no Brasil e no exterior. Estão confirmadas as presenças dos flautistas Jacques Zoon (Holanda) e Jessica Dalsant (Itália/Brasil), dos oboístas Arnaldo de Felice (Itália) e Joel Gisiger (Brasil), dos clarinetistas Yuan Gao (China/Estados Unidos) e Ovanir Buosi (Brasil) e dos fagotistas Magnus Nilsson (Suécia) e Fábio Cury (Brasil). Também atuarão como convidados especiais a violoncelista francesa Iseut Chuat, o Quinteto Acadêmico Brasileiro e o luthier Daniel Tamborin.

Qualquer interessado pode participar do evento. Aquele que desejar participar dos master classes como executantes deve inscrever-se até 26 de março, sendo que a seleção ocorrerá por análise de currículo. Já o participante/ouvinte tem até 5 de abril para sua inscrição. Nesses casos, é preciso efetuar depósito bancário da taxa de inscrição, no valor de R$ 10, em qualquer agência da Nossa Caixa, a favor da Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí, agência 0005-1, conta corrente 04.000516-3 e preencher ficha de inscrição no site www.conservatoriodetatui.org.br.

Também é possível encaminhar a ficha de inscrição pelo correio, ao Conservatório Dr. Carlos de Campos – II Encontro Internacional de Madeiras de Orquestra, na Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP, CEP 18270-820, sendo considerada a data da postagem.

O aluno inscrito poderá assistir a toda atividade promovida durante o Encontro, entre elas workshops, master classes, palestras e concertos. Participante com mais de 75% de freqüência receberá certificado.

Um dos coordenadores do evento, Otávio Blóes, diz que o objetivo principal é oferecer aos alunos a possibilidade de conhecer e trocar informações com instrumentistas renomados. “Eles terão acesso à diversidade de informações de estilos. São fatores que estimulam e renovam a vontade de continuar aprendendo e seguir carreira musical”.

O encontro será aberto no dia 8 de abril, às 20h30, quando haverá concerto da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, com participação especial do Quinteto Acadêmico Brasileiro.

Serviço

II Encontro Internacional de Madeiras de Orquestra (Flauta, Oboé, Clarinete e Fagote)
8 a 11 de abril de 2010
Conservatório de Tatuí
Rua São Bento, 415
Tatuí – São Paulo
Informações: 15-3205-8432
Inscrições:
Até 26/03 para executantes em master classes
Até 05/04 para ouvintes
Valor: R$ 10

Do Conservatório Musical de Tatuí