Conservatório de Tatuí realiza o 5º Encontro Internacional de Percussão

Apresentações abertas ao público acontecem entre os dias 9 e 12

qua, 09/11/2011 - 8h00 | Do Portal do Governo

Com atividades pedagógicas e artísticas, o Governo do Estado de São Paulo e o Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos promovem o 5º Encontro Internacional de Percussão entre os dias 9 e 12.

O 5º Encontro Internacional de Percussão trará importantes nomes do gênero nos quatro dias de atividades, entre eles o percussionista Jose Luis Quintana, o Changuito, reconhecido como uma lenda viva. Ele, que iniciou sua carreira musical profissional aos oito anos de idade à frente da Havana Jazz Band, dirigida por Tomas Gonzalez, virá ao Brasil pela primeira vez.

Changuito será apenas uma das atrações do evento, que encerra a série de 2011 de encontros internacionais. Nomes expressivos dos mais variados estilos musicais fazem parte do “cardápio”, e o Drumming Duo é um dos destaques. Fundado em 1999, é composto pelos percussionistas Nuno Aroso e pelo espanhol Miguel Bernat – este último um dos mais importantes percussionistas da Europa da atualidade.

Destaque também para o venezuelano Manuel Rangel, que traz experiência para o evento, trabalhando técnicas específicas. Outro que também participa é o americano Rusty Burge, membro do Cincinnati College-Conservatory of Music desde 1992, quando ingressou no Percussion Group Cincinnati, com o qual já se apresentou por Estados Unidos, Europa e Ásia. Mestre pela mesma instituição, leciona percussão, vibraphone (jazz) e dirige a CCM Steel Band.

“Será uma grande honra receber tantos nomes destacados no evento. São artistas importantes da percussão vindos de diferentes pontos do país e de outros países. O evento será um sucesso”, aposta o coordenador do encontro, Luis Marcos Caldana.

Da lista de artistas confirmados para o 5º Encontro Internacional de Percussão constam, ainda, percussionistas brasileiros. Aquiles Priester (baterista do Angra) tem tido notoriedade no cenário nacional. Heri Brandino será convidado especial: é formado em percussão pelo Conservatório de Tatuí e, atualmente, integra a Camerata Aberta, grupo mantido pela Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim, instituição da Secretaria de Estado da Cultura.

O percussionista Gilmar Goulart volta ao evento em Tatuí, assim como o Paticumpá Duo. Entre os grupos convidados estão o Percumpá, o Grupo de Percussão da UFMG, o Grupo Piap e o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí.

Serviço

Encontro Internacional de Percussão
De 9 a 12 de novembro
Rua São Bento, 415 – Tatuí-SP
Informações aqui  ou pelo  telefone (15) 3205 8432

Da Secretaria da Cultura