Conservatório de Tatuí promove festival de bandas e encontro de educação musical

Eventos vão capacitar pessoas que atuam ou desejam atuar na área de educação musical por meio de bandas

qua, 26/05/2010 - 10h00 | Do Portal do Governo

Começa neste mês as ações do Coreto Paulista, programa de bandas do Governo e da Secretaria da Cultura, realizado por meio do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – São Paulo. Ao todo serão realizadas nove atividades, das quais duas serão acontecerão no período de 28 de maio a 6 de junho, na cidade de Tatuí. O Festival de Bandas e o Encontro de Educação Musical por Meio da Banda reunirão agremiações musicais de diferentes modalidades do Estado de São Paulo celebrando o movimento de bandas e capacitando pessoas que atuam ou desejam atuar na área de educação musical por meio de bandas. Ambas as ações têm direção artística do professor Adalto Soares.

O Festival de Bandas reunirá 26 agremiações das mais diferentes modalidades artísticas – infantil, infanto-juvenil ou adulta, fanfarras, bandas sinfônicas e bandas marciais. Além do incentivo à continuidade dos grupos, a comunidade receberá, por meio do festival, apresentações gratuitas que promoverão a difusão do gênero musical.

Simultaneamente ao festival, entre os dias 3 e 6 de junho, será realizado o Encontro de Educação Musical por Meio da Banda. Por esses quatro dias, 120 pessoas de qualquer formação que atuam ou desejam atuar na área de educação musical receberão bolsa integral – o que inclui hospedagem e alimentação – para receber informações que contribuirão para sua capacitação. A seleção ocorrerá via análise curricular e, a partir dela, os profissionais, voluntários ou mesmo amadores que se dedicam à educação musical participarão de uma série de atividades que, posteriormente, contribuirão para suas ações junto a escolas, organizações governamentais ou não-governamentais, igrejas, associações ou qualquer outro agrupamento onde se utilize a música como ferramenta para a inclusão social ou desenvolvimento pedagógico. As aulas serão ministradas por nomes respeitados no cenário musical nacional e internacional.

Outra inovação do festival será a instituição das bandas residentes. O grupo, formado por quatro agremiações, além de terem participações importantes no Encontro de Educação Musical por Meio da Banda e se apresentarem em Tatuí, receberá orientações de profissionais como Sergio Cascapera (trompete), Sdnek Svab (trompa), Donizete Fonseca (trombone), Luis Serralheiro “Popô” (tuba), Joel Barbosa (clarinete), Rogério Wolf (flauta), Rafael Felix Migliani (saxofone), Ricardo Appezzaro (percussão) e Will Sanders (regente responsável).

Inscrições terminam dia 31

Para participar do Encontro de Educação Musical por Meio da Banda, os interessados devem se inscrever até o dia 31 de maio. O total de vagas é limitado. A inscrição, gratuita, pode ser feita via internet. Os bolsistas selecionados receberão aulas de “Teoria Musical”, “Iniciação a Regência”, “Formação de Fanfarra”, “Iniciação a Instrumentos de Madeiras”, “Iniciação a Instrumentos de Metais”, “Percussão”  e “Técnica de Marcha”.

Apresentações

As apresentações vão acontecer gratuitamente durante todos os dias em diferentes locais da cidade. Serão, ao todo, 26 corporações musicais, entre bandas, orquestras, fanfarras e bandas marciais, que apresentarão os mais variados repertórios.Dentre os grupos convidados, está a histórica Orquestra Tabajara que apresentará o “Baile da Madrinha”, com participação especial da atriz Vera Holtz, que é a madrinha das bandas no Estado de São Paulo.

Serviço
Coreto Paulista
Festival de Bandas e I Encontro de Educação Musical por Meio da Banda
De 28 de maio a 6 de junho
Tatuí – SP
Informações e inscrições: www.coretopaulista.com.br

Do Conservatório de Tatuí