Conservatório de Tatuí oferece vagas para 37 cursos de instrumentos e canto

Inscrição deverá ser feita até sexta-feira, 15, e de 18 a 22 de janeiro

qui, 14/01/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí, vinculado ao Governo de São Paulo, recebe inscrições para o processo seletivo de novos alunos para o primeiro semestre de 2010. Os interessados poderão se inscrever em um dos 37 cursos de instrumentos e canto erudito e popular, além de artes cênicas e educação musical.

São oferecidas vagas para os cursos eruditos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal, oboé, clarinete, fagote, saxofone, trompa, trompete, trombone, bombardino, tuba, percussão sinfônica, piano, canto lírico, flauta doce e violão.

Na área de MPB & Jazz, há vagas para os cursos de baixo elétrico, violão, guitarra, piano, canto, flauta transversal, saxofone, trompete, trombone, bateria e percussão. Serão recebidas também inscrições de candidatos interessados em cursos de cavaquinho, bandolim e flauta transversal, específicos na área de choro – uma das raras estruturadas no País. Há ainda os cursos de iniciação musical, musicalização para educadores e artes cênicas.

Seleção

A seleção dos candidatos inscritos, à exceção dos interessados no curso de iniciação musical, consistirá de entrevista (para candidatos sem conhecimento musical) ou teste prático (para aqueles com conhecimento musical). Os testes serão realizados no próprio Conservatório de Tatuí.

Interessados que possuem conhecimento musical deverão executar peças do repertório do instrumento/canto/artes cênicas referentes ao curso ao qual está concorrendo e com níveis de dificuldade de acordo com a sua idade. A banca examinadora será composta por dois ou mais integrantes do corpo docente da instituição. Todo o repertório estará disponível na biblioteca do Conservatório de Tatuí.

A quantidade de vagas oferecidas em cada curso será divulgada após o término das rematrículas dos alunos atuais. No ano passado, foram registradas 2.975 inscrições de candidatos a 587 vagas. Esse foi o maior número de inscrições registrado pela instituição em seus 55 anos de história. Os cursos mais procurados foram os de piano, canto popular, iniciação musical (para crianças de 4 a 6 anos), violão erudito, teatro, violão popular e violino.

O Conservatório de Tatuí recebe alunos a partir de quatro anos de idade para o curso de iniciação musical. Nos demais, cada curso estabelece idade mínima para ingresso. No caso da iniciação musical, o sistema de seleção também é diferenciado, pois as vagas serão preenchidas mediante sorteio aberto ao público. Haverá também inscrições de candidatos no Polo Avançado de São José do Rio Pardo. Serão oferecidas vagas aos cursos de flauta transversal, trompa, trompete, saxofone, clarinete, trombone e bombardino, violino, viola e violoncelo, contrabaixo acústico, tuba e percussão sinfônica.

Serviço
Inscrição deverá ser feita na secretaria do Conservatório de Tatuí até sexta, 15, e de 18 a 22 de janeiro, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas
Rua São Bento, 415 – Tatuí
Levar RG ou certidão de nascimento e comprovante de endereço
Taxa: R$ 10,00 (a ser deduzida do pagamento da matrícula em caso de aprovação)
Quem for aprovado nos testes práticos e nas entrevistas será convocado a efetuar matrícula, mediante foto 3×4, cópias do CPF, comprovante de residência e pagamento de taxa de R$ 50,00
Mais informações, no site www.conservatoriodetatui.org.br

Da Agência Imprensa Oficial e do Conservatório de Tatuí