Conservatório de Tatuí: excelência no ensino e formação de músicos

Espaço no interior paulista tem 51 cursos gratuitos, de formação continuada, voltados à música, luteria e artes cênicas

qui, 19/07/2018 - 18h09 | Do Portal do Governo

Situada a 130 quilômetros da capital paulista, a cidade de Tatuí se destaca no cenário de formação musical no Estado e no Brasil. A referência advém das atividades do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, conhecido nacionalmente como Conservatório de Tatuí.

Fundado oficialmente em 1954, o espaço cumpre a missão de formar instrumentistas, cantores e atores de prestígio internacional, sendo uma das escolas de música mais respeitadas da América Latina, por meio de conteúdos voltados à música, luteria (fabricação de instrumentos de corda) e artes cênicas, de formação continuada, com duração média de seis anos.

Alguns dos principais músicos da atualidade tiveram formação no Conservatório de Tatuí. Ao todo, são 51 cursos distintos, todos gratuitos. Os estudantes são destaque em concursos nacionais e internacionais na área.

O local tem infraestrutura completa, com salas de aulas distribuídas em seis imóveis, instrumentos e um alojamento. Alunos da instituição podem obter bolsas de estudos. Atualmente, são três tipos (auxílio, ofício e performance), que remuneram e oferecem a oportunidade de dedicação exclusiva ao estudo das artes e de atuar ao lado de profissionais.

Prática

Gerido pela Abaçaí Cultura e Arte, qualificada como Organização Social da Área de Cultura, o Conservatório de Tatuí também possui conjuntos pedagógicos (formados exclusivamente por alunos) e pedagógico-artísticos (composto por estudantes e professores). Trata-se de orquestras, bandas, big bands e grupos de música de câmara, em que os jovens desenvolvem a prática musical e entram em contato com instrumentistas profissionais.

Além de ensino de alta qualidade, o espaço mantém uma agenda artística com diversas atividades para espectadores de todo o interior paulista, como encontros, festivais, masterclasses, workshops, concertos, espetáculos de teatro, cursos intensivos, palestras e recitais.

É importante frisar, ainda, que a produção interna é levada a diversos pontos do território paulista ao longo do ano, através de apresentações de grupos pedagógicos e pedagógico-artísticos.

Inscrições

O Conservatório de Tatuí está aberto à inscrição de todos os interessados, com ou sem conhecimento musical, desde que respeitada a idade mínima indicada em cada curso. Os estudantes de música são selecionados semestralmente, conforme a demanda, ou em caso de existência de vagas remanescentes, a qualquer momento.

Já os conteúdos ligados às artes cênicas e luteria apresentam seleções no início do ano letivo. Para obter mais informações, acesse o site do Conservatório de Tatuí.

Em razão da importância no cenário internacional da música, a instituição contribuiu de forma essencial para que Tatuí ganhasse o título de “Capital da Música”, concedido ao município por meio da Lei Estadual 12.544, em 30 de janeiro de 2007.