Conservatório de Tatuí e Unesp dão oportunidade para novos talentos musicais

Evento conta com a participação de renomados compositores e maestros brasileiros

qui, 12/11/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

Com ares de festival, começou na segunda-feira, 9, em Tatuí, a 2ª Semana da Composição para Bandas, que vai até este sábado, 14. O evento também acontece na Capital a partir desta quinta-feira, 12 até sábado, no Departamento de Música da Universidade Estadual Paulista (Unesp), na Barra Funda. Iniciativa do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, em parceria com a Unesp, o encontro reúne profissionais do Brasil, Argentina, Uruguai, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos. A série de cursos, palestras, mostras e concertos é parte integrante do projeto Coreto Paulista, idealizado pela Secretaria da Cultura. 

Nesta segunda edição, a Semana dedicada às bandas dá ênfase à composição, orquestração e arranjos de bandas (agrupamento de instrumentos de sopro e percussão) de todos os tamanhos. O evento traz renomados compositores e maestros brasileiros. Entre eles, André Mehmari, Edmundo Villani-Côrtes, José Gustavo Julião de Camargo, Paulo Rios Filho e Marcelo Jardim. Também participam os maestros Matthew George e Daniel Havens (EUA), Rafael Sanz Espert (Espanha) e Peter Koval e Martin Ellerby (Inglaterra). 

A coordenação é do maestro Dario Sotelo. Para ele, a parceria com o Departamento de Música, por meio do diretor Marcos Puppo Nogueira, é bem-vinda, já que a instituição abriu as portas de suas instalações para receber as palestras, cursos e concertos, além de oferecer apoio institucional e pedagógico para incentivar a participação dos alunos. Outra novidade, segundo Sotelo, é o lançamento do 1º Concurso Nacional de Composição para Banda Sinfônica, a ser realizado em 2010, em duas fases, premiando 12 obras originais para banda sinfônica, divididas em seis níveis de adiantamento instrumental. 

Atração à parte do evento é a Mostra de Repertório, pela Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, cuja programação inclui concertos no teatro Procópio Ferreira, em Tatuí, e no auditório da Unesp, em São Paulo. A Banda apresenta-se sob a regência do inglês Martin Ellerby. Vale destacar, no auditório da Unesp, o espetáculo infantil Villa-Lobos Encontra Guarnieri, apresentado pela Banda Sinfônica de Tatuí, regida por Dario Sotelo, com participação especial dos atores André Camargo e Juliano Casimiro, que interpretam os compositores brasileiros. 

Da Agência Imprensa Oficial