Conservatório de Tatuí abre inscrições para oficinas técnicas

Setor de artes cênicas do Conservatório oferece sete cursos com duração de um ano

qua, 19/03/2008 - 10h33 | Do Portal do Governo

O setor de artes cênicas do Conservatório de Tatuí abriu na segunda-feira (17) inscrições para sete oficinas técnicas. São cursos de um ano de duração voltados a qualquer interessado com mais de 15 anos de idade.

Dentre as novidades do setor coordenado por Carlos Ribeiro, estão as oficinas de Teatro de Rua e Teatro para Educadores. Também serão abertas inscrições para Cenografia e Adereços, Iluminação, Maquiagem,Pesquisa Vocal e Pesquisa Corporal.

As aulas de cenografia e adereços acontecem toda segunda-feira, das 17h às 19h, e são ministradas pelo conceituado artista plástico Jaime Pinheiro. A oficina visa atender às necessidades de desenvolvimento e aprendizagem de cenografia, apresentando suas funções como elemento necessário em espetáculos teatrais, musicais, decoração e outros.

A oficina de iluminação, ministrada por Carlos Ribeiro toda terça-feira das 9h às 12h, dá subsídios aos alunos para desenvolverem sua criatividade a partir da linguagem da iluminação cênica. A professora Dalila Ribeiro coordena a oficina de maquiagem, cujas aulas são às segundas, das 9h às 12h. A oficina proporciona aos alunos um suporte teórico-prático, tendo em vista o aperfeiçoamento e conhecimento sobre maquiagem teatral.

As aulas da oficina de Pesquisa Vocal, que através de atividades práticas e teóricas busca conscientizar e explorar a capacidade expressiva e criativa dos alunos a partir do uso da voz, são ministradas por Hugo Muneratto toda quinta-feira das 9h às 12h. Já a oficina de Pesquisa Corporal, que quer explorar as possibilidades criativas e expressivas do aluno através do uso consciente e expressivo do corpo, tem aulas coordenadas por Marcos Caresia, das 9h às 12h, sempre às sextas-feiras.

Outras duas oficinas foram inseridas no setor neste ano. As aulas de Teatro de Rua são às segundas-feiras, das 13h30 às 16h30, ministradas por Adriana Afonso. Já as aulas de Teatro para Educadores, ministradas por Marcos Caresia, serão às quintas, das 19h às 22h. De acordo com o coordenador Carlos Ribeiro, o Teatro de Rua é uma atividade nova no Conservatório de Tatuí e deve atrair interessados de vários segmentos. Já a oficina de Teatro para Educadores tem foco certo: os professores. “Com a obrigatoriedade do ensino de artes na rede de ensino, muitos professores de educação artística devem se interessar por essas aulas”, disse ele. São oferecidas 20 vagas para cada oficina. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos interessados.

As inscrições começaram na segunda-feira (17) e podem ser feitas das 8h às 11h e das 14h às 17h. É preciso apresentar uma foto 3×4 recente, RG, CPF, comprovante de endereço e efetuar o pagamento da taxa de matrícula no valor de R$ 80. Todos os interessados deverão ter mais de 15 anos de idade. Detalhes sobre os cursos podem ser obtidos na secretaria do Conservatório de Tatuí, que fica na rua São Bento, 415 – Tatuí – SP. Telefone: (15) 3251-4573.

Da Secretaria da Cultura

(L.F.)