Conservatório de Tatuí abre inscrições para novos alunos

Há vagas para 37 cursos como instrumentos, canto, artes cênicas e educação musical

ter, 05/01/2010 - 16h00 | Do Portal do Governo

O Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – instituição vinculada ao Governo de São Paulo – abre inscrições para o processo seletivo de novos alunos para o primeiro semestre de 2010. Os interessados poderão se inscrever a 37 cursos de instrumentos e canto erudito e popular, além de artes cênicas e educação musical.

As inscrições podem ser feitas por candidatos com ou sem conhecimento musical ou em artes cênicas. Para concorrer às vagas, é preciso comparecer à secretaria do Conservatório de Tatuí, localizada à rua São Bento, 415, no período de 11 a 15 e 18 a 22 de janeiro, no horário das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas. A inscrição será oficializada por meio de apresentação de documento pessoal (RG ou Certidão de Nascimento), comprovante de endereço e pagamento de taxa no valor de R$ 10. A taxa será deduzida do pagamento da matrícula em caso de aprovação do candidato.

São oferecidas vagas para os cursos eruditos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal, oboé, clarinete, fagote, saxofone, trompa, trompete, trombone, bombardino, tuba, percussão sinfônica, piano, canto lírico, flauta doce e violão. Na área de MPB & Jazz, há vagas para os cursos de baixo elétrico, violão, guitarra, piano, canto, flauta transversal, saxofone, trompete, trombone, bateria e percussão. Também serão recebidas inscrições de candidatos interessados em frequentar os cursos de cavaquinho, bandolim e flauta transversal, específicos na área de choro – uma das raras áreas estruturadas no país. Ainda serão inscritos, no mesmo período, candidatos aos cursos de iniciação musical, musicalização para educadores e artes cênicas.

A quantidade de vagas oferecidas em cada curso será divulgada no início deste mês, a partir do término das rematrículas dos alunos atuais. A seleção dos candidatos inscritos em cada curso, à exceção do curso de iniciação musical, consistirá em entrevista (para candidatos sem conhecimento musical) e teste prático (para candidatos com conhecimento musical). Os testes serão realizados no próprio Conservatório de Tatuí.

Os candidatos que já possuem conhecimento musical deverão executar peças do repertório do instrumento/canto/artes cênicas no curso ao qual está concorrendo e com níveis de dificuldade de acordo com a idade do candidato. A banca examinadora será composta por dois ou mais integrantes do corpo docente da instituição. Todo o repertório estará disponível na biblioteca do Conservatório de Tatuí, localizada à rua São Bento, 412.

Os candidatos aprovados nos testes práticos e entrevistas serão convocados a efetuarem matrícula. Para tanto, é preciso providenciar uma foto 3×4 e cópias do CPF e comprovante de residência, além do pagamento de taxa no valor de R$ 50. No ato da matrícula o aluno também procederá à marcação dos dias e horários das aulas.

No ano passado, foram registradas 2.975 inscrições de novos alunos candidatos a 587 vagas – foi o maior número de inscrições já registrado pela instituição em seus 55 anos de história. Na ocasião, os cursos mais procurados foram os de piano, com 253 inscritos; canto popular, com 197 candidatos; iniciação musical (para crianças com idades dos quatro aos seis anos), com 196 inscritos; violão erudito, com 188 candidatos; teatro, com 183 inscritos; violão popular, com 173 candidatos; e violino, com 171 inscritos. Dentre todos os cursos, o mais concorrido foi o de canto popular, numa proporção de 197 candidatos por vaga.

Idade mínima

O Conservatório de Tatuí recebe candidatos a partir dos quatro anos de idade para o curso de iniciação musical. Porém, cada curso estabelece uma idade mínima para ingresso.

No caso da iniciação musical, o sistema de seleção também é diferenciado. As vagas, voltadas à crianças inscritas com idades entre quatro e seis anos, serão preenchidas mediante sorteio aberto ao público.

Os cursos de violino, viola e violoncelo estão abertos a candidatos a partir dos sete anos de idade. Candidatos a partir de oito anos de idade podem concorrer às vagas oferecidas no curso de piano. Já os cursos de flauta doce, flauta transversal, oboé, trompa, trompete e violão erudito recebem candidatos a partir dos nove anos de idade. Candidatos com dez anos de idade podem concorrer às vagas de clarinete e contrabaixo acústico. Para candidatos com 12 anos de idade, há vagas para aulas de bombardino, tuba, fagote, saxofone, percussão sinfônica e artes cênicas. Aulas de trombone estão voltadas a candidatos a partir dos 13 anos de idade. Já o curso de canto lírico, é aberto a maiores de 16 anos. Na área de MPB&Jazz, as inscrições podem ser feitas por maiores de 12 anos, com exceção do curso de canto popular, aberto exclusivamente a maiores de 18.

Pólo Avançado de São José do Rio Pardo

Também a partir de 11 de janeiro poderão ser feitas inscrições de candidatos no Pólo Avançado de São José do Rio Pardo, localizado à rua São Bernardo, 800. Serão oferecidas vagas aos cursos de flauta transversal, trompa, trompete, saxofone, clarinete, trombone e bombardino (idade mínima de nove anos), violino, viola e violoncelo (sete anos), contrabaixo acústico (dez anos), tuba e percussão sinfônica (12 anos).

Todos os detalhes sobre o processo seletivo de novos alunos poderão ser acessados no site www.conservatoriodetatui.org.br.

Do Conservatório de Tatuí