Conservatório de Tatuí abre inscrições na próxima semana

Processo seletivo oferecerá 528 vagas nas áreas dramática e musical

sex, 06/01/2012 - 12h00 | Do Portal do Governo

Começa na próxima segunda, 9, a temporada de caça aos novos talentos do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, instituição da Secretaria de Estado da Cultura. As inscrições para o processo seletivo dos alunos do primeiro semestre do ano letivo de 2012 poderão ser realizadas de 9 a 15 de janeiro ou de 16 a 20 de janeiro, com 528 vagas em todas as áreas do conservatório.

Para a área de cordas (viola, contrabaixo, violoncelo, violino e luteria) estão destinadas 30 vagas a alunos com conhecimento musical e 41, incluindo o curso de luteria, aos iniciantes dos instrumentos. O conservatório vai selecionar 40 alunos que dominem instrumentos de sopro/madeiras, como flauta transversal, oboé, clarinete, fogote e saxofone, e 22 alunos sem conhecimento musical.

Estudantes com conhecimento musical de sopro/metais (trompa, trompete, trombone e tuba) terão 25 vagas à disposição, enquanto os iniciantes terão 18. O curso de percussão aceitará 12 alunos com conhecimento musical e 10 iniciantes. Candidatos a piano disputarão 13 e nove vagas, respectivamente, para as duas modalidades de inscrição. Oito vagas serão oferecidas na área de canto lírico a alunos que conheçam música, e apenas quatro aos outros candidatos. Dentro desse âmbito, haverá ainda seleção em performance histórica (flauta doce e cravo), com seis e duas vagas, respectivamente. Já violão, um dos mais concorridos, abriu 12 vagas e oito, a quem domina o instrumento e a iniciantes, respectivamente.

O setor de música popular (baixo elétrico, violão, guitarra, piano, canto, flauta transversal, saxofone, trompete, trombone, bateria e percussão) oferece 45 vagas para candidatos com conhecimentos e o choro (bandolim, violão 7 cordas e percussão), outras três vagas.

O teatro juvenil e adulto abriu 50 vagas e a iniciação musical 84, com destaque para a musicografia em braile (1 vaga) e a educação musical para educadores, 40 vagas. Os interessados no curso de Fundamentos de Regência terão, também, 40 vagas.

Processo seletivo

Serão duas fases eliminatórias: a primeira, comum a todos os candidatos, consistirá de um teste auditivo para verificar a capacidade de percepção musical, sem exigir conhecimento prévio da teoria musical. O resultado será divulgado no dia 27 de janeiro.

Na segunda fase, haverá entrevista e avaliação de performance, quando o candidato tocará ou cantará, de acordo com a sua opção. As datas para a realização dessa fase devem ser divulgadas no site do conservatório. Candidatos estrangeiros terão provas de português como parte do processo de seleção.

Serviço

Outras informações pelo telefone (15) 3205-8444 ou pelo e-mail secretaria@conservatoriodetatui.org.br

Inscrições de novos alunos: entre 9 e 15 de janeiro ou 16 a 20 de janeiro

Da Agência Imprensa Oficial