Conservatório de Tatuí abre inscrições a oficinas de artes

Candidatos devem ter mais de 15 anos e pagar taxa de matrícula no valor de R$ 80,00

sex, 21/03/2008 - 13h50 | Do Portal do Governo

O setor de artes cênicas do Conservatório de Tatuí abriu inscrições para sete oficinas técnicas. São cursos de um ano de duração, abertos a qualquer interessado com mais de 15 anos de idade. Entre as novidades, estão as oficinas de teatro de rua e teatro para educadores. Estão abertas, também, inscrições para cenografia e adereços, iluminação, maquiagem, pesquisa vocal e pesquisa corporal.

As aulas de cenografia e adereços ocorrem toda segunda-feira, das 17 às 19 horas, e são ministradas pelo artista plástico Jaime Pinheiro. A oficina mostra a cenografia como elemento necessário em espetáculos teatrais, musicais, decoração e outros.

A oficina de iluminação, ministrada por Carlos Ribeiro, toda terça-feira, das 9 às 12 horas, dá subsídios aos alunos para desenvolverem sua criatividade a partir da linguagem da iluminação cênica.

A professora Dalila Ribeiro coordena a oficina de maquiagem, cujas aulas são às segundas-feiras, das 9 às 12 horas. A oficina proporciona aos alunos suporte teórico-prático, tendo em vista o aperfeiçoamento e conhecimento sobre maquiagem teatral.

As aulas da oficina de pesquisa vocal procuram, por meio de atividades práticas e teóricas, conscientizar e explorar a capacidade expressiva e criativa dos alunos a partir do uso da voz. São ministradas por Hugo Muneratto, toda quinta-feira, das 9 às 12 horas.

Ensino de artes – A oficina de pesquisa corporal pretende explorar as possibilidades criativas e expressivas do aluno por meio do uso consciente do corpo. As aulas, das 9 às 12 horas, sempre às sextas-feiras,  são coordenadas por Marcos Caresia.

Outras duas oficinas foram inseridas neste ano. As aulas de teatro de rua são às segundas-feiras, das 13h30 às 16h30, ministradas por Adriana Afonso. As aulas de teatro para educadores, ministradas por Marcos Caresia, serão às quintas-feiras, das 19 às 22 horas.

De acordo com o coordenador do setor de artes cênicas, Carlos Ribeiro, o teatro de rua deve atrair interessados de vários segmentos. A oficina de teatro para educadores tem foco certo: os professores. “Com a obrigatoriedade do ensino de artes na rede de ensino, muitos professores de educação artística devem interessar-se por essas aulas”, afirma Ribeiro.

SERVIÇO

Cada oficina tem 20 vagas, que serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos interessados. As inscrições podem ser feitas das 8 às 11 e das 14 às 17 horas. Os candidatos devem ter mais de 15 anos de idade e pagar taxa de matrícula no valor de R$ 80,00. Outras informações, na secretaria do Conservatório de Tatuí – Rua São Bento, 415, ou pelo telefone (15) 3251-4573.

Do Conservatório de Tatuí