Conselho Gestor da APA Marinha do Litoral Sul e ARIE do Guará completa 10 anos

Unidades de Conservação abrangem municípios de Iguape, Ilha Comprida e Cananéia; ações divulgaram trabalho do grupo

sáb, 16/11/2019 - 11h58 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Infraestrutura e Meio Ambiente

Para comemorar uma década de gestão participativa, o Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Marinha do Litoral Sul (MLS) e da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Guará programou diversas atividades para divulgar os trabalhos, promover a troca de conhecimento com os atores do território e celebrar os onze anos da criação das Unidades de Conservação.

As ações começaram em 8 de outubro, com a 60ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor, que contou com uma exposição fotográfica e a exibição de um vídeo com os principais resultados e ações desenvolvidas nas Unidades de Conservação.

Além disso, a Comunidade da Enseada da Baleia, localizada no Parque Estadual Ilha do Cardoso e que utiliza o território da APA Marinha do Litoral Sul para suas atividades, narrou as experiências na valorização dos saberes tradicionais caiçaras para geração de renda, incluindo a pesca, o artesanato com reaproveitamento de redes de pesca e o turismo de base comunitária.

Conhecimento

O fim da atividade foi marcado por um café caiçara, com apresentação de conceitos de sustentabilidade alimentar, associados à valorização dos produtos locais. Em 18 de outubro, uma nova ação comemorativa, em parceria com a Colônia de Pescadores de Cananéia, relatou a vivência “Aprendendo com os pescadores”, um encontro dos conselheiros com os pescadores que atuam no território da APAMLS.

A atividade possibilitou melhor conhecimento sobre a realidade das pescarias artesanais e industriais e promoveu uma troca de experiências sobre o cotidiano da pesca, incluindo os desafios da profissão.

O conselho também visitou o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos do Instituto de Pesquisas de Cananéia (IPeC) e conheceu o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que busca avaliar a interferência das atividades de produção e escoamento de petróleo realizadas no pré-sal da Bacia de Santos sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais.

As comemorações foram encerradas com a visita técnica à ARIE do Guará, no município de Ilha Comprida, que possui gestão compartilhada e interface territorial com a APA Marinha do Litoral Sul.

Na visita, os conselheiros observaram espécimes da fauna, os ecossistemas de restinga, manguezal, lagoa e estuário, além dos impactos ocasionados pela abertura do canal do Valo Grande no Rio Ribeira de Iguape e os aspectos paisagísticos relacionados à intensa dinâmica costeira da região, altamente vulnerável a erosão costeira.

Unidades de Conservação e o Conselho Gestor

A Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Sul, abrangendo os municípios de Iguape, Ilha Comprida e Cananéia, foi criada em 8 de outubro de 2008. O objetivo é compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável dos recursos naturais, por meio de programas de ordenamento do turismo, pesca e pesquisa.

Já a Área de Relevante Interesse Ecológico do Guará, em Ilha Comprida, foi criada na mesma data e pelo mesmo decreto, para a proteção de aves migratórias que se utilizam das ricas condições ambientais da região para alimento e procriação.

O Conselho Gestor das Unidades tem caráter consultivo e o objetivo é contribuir para a efetiva implantação das Unidades de Conservação, fomentando a gestão participativa e integrada, atendendo aos objetivos específicos, às metas e às diretrizes de seu Plano de Manejo e auxiliar a implementação das políticas municipais, estaduais e nacionais de proteção ao meio ambiente e de desenvolvimento sustentável. O atual Conselho foi instituído pela Resolução SMA nº 06, de 2018.