Conselho Estadual do Meio Ambiente aprova criação do Jardim Botânico de Cubatão

Conselheiros aprovaram por unanimidade a minuta do decreto que será enviada ao governador

qua, 18/08/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

Os membros do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) aprovaram na terça-feira, 17, por unanimidade, a minuta do decreto que institui o Jardim Botânico de Cubatão. Com a aprovação, o texto será encaminhado para assinatura do governador Alberto Goldman. O objetivo de criar o Jardim Botânico é promover por meio da educação ambiental maior contato da população com o bioma Mata Atlântica.

A área que vai abrigar o Jardim Botânico está inserida dentro do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), próximo ao núcleo Itutinga-Pilões. A gestão do espaço será feita pelo Instituto de Botânica (IBt), que também administra o Jardim Botânico da Capital. De acordo com o projeto, dos 348 hectares, apenas 38 serão para uso público, no restante da área será mantido o ambiente natural.

“O Jardim Botânico abrigará apenas espécies nativas da Mata Atlântica e será como um marco na memória da população paulista da recuperação socioambiental da Serra do Mar”, afirma o diretor executivo da Fundação Florestal, José Amaral Wagner Neto. O Jardim Botânico terá também um centro de visitantes e um viveiro, que vai fornecer as mudas para a recuperação do PESM e de outras áreas de preservação.

Da Secretaria do Meio Ambiente