Conselho Estadual debate proteção e defesa do Idoso

11ª Conferência Estadual do Idoso foi realizada no último fim de semana

qua, 02/07/2008 - 18h52 | Do Portal do Governo

O Conselho Estadual do Idoso – CEI, ligado à Secretaria de Relações Institucionais, em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social realizou no último fim de semana a 11ª Conferência Estadual do Idoso, cujo tema foi a avaliação da Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa – Renadi. O evento aconteceu na Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares – Unipalmares e contou com a presença de representantes de todo o Estado de São Paulo.

No primeiro dia, houve uma série de palestras com especialistas que abordaram temas como saúde, previdência social e a violência e maus tratos contra a pessoa idosa; houve também votação em plenária acerca do regimento interno da Conferência Estadual do Idoso. Entre os palestrantes estavam o Secretário de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, Dr. Rogério Pinto Coelho Amato e também Albamaria Abgalil, que representou o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso – CNDI.

No dia seguinte, os representantes se dividiram em nove grupos para debater os seguintes temas: ações para a efetivação dos direitos da pessoa idosa; violência e maus tratos; saúde; previdência social; assistência social; educação, esporte, cultura e lazer; controle democrático; financiamento e orçamento público; e transporte, cidades e meio ambiente. Todos estes temas – exceto transporte, cidades e meio ambiente – foram estabelecidos há dois anos, na Primeira Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, por isso, passaram por uma avaliação.

Cada sala debateu acerca de seus respectivos temas abordando cinco prioridades cada, observando possíveis flancos e trazendo à tona propostas de ações objetivando atingir tais prioridades.

“Hoje, dois anos depois, nosso objetivo é avaliar o processo de implementação destes eixos norteadores, tanto em âmbito municipal, quanto estadual e nacional, assim como definir quais serão as ações para o próximo biênio”, disse o Presidente do Conselho Estadual do Idoso, Dr. Paulo Pellegrino.

Todas as propostas de ações serão agora levadas à Brasília pelos 60 delegados eleitos que representarão o Estado de São Paulo na Segunda Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que será realizada entre os dias 28 e 30 de outubro.

“A questão do idoso requer mobilização da família, da sociedade e dos gestores governamentais. Não adianta elaborar as prioridades e depois não monitorá-las, é preciso acompanhar em todas as esferas”, afirmou Albamaria Abgalil.

Da Secretaria de Relações Institucionais

(L.F.)