Conselho Estadual de Turismo faz balanço do setor em São Paulo

No encontro, também foram apresentados projetos da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo

ter, 14/08/2007 - 16h16 | Do Portal do Governo

Ações para estimular o turismo rodoviário e a aviação aérea regional foram alguns do temas discutidos pelos integrantes do Conselho Estadual do Turismo Paulista presidido pelo secretário Claury Alves da Silva, titular da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo, na última sexta-feira, 10, na Capital. Presentes ao encontro, representantes de todo trade, além de algumas Secretarias Estaduais, como o do Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Educação, Saneamento e Energia, Transportes Metropolitanos e Cultura, que também contribuem para o desenvolvimento da atividade turística, “pois todas essas áreas estão intimamente ligadas ao segmento”, ressalta o secretário.

Antes da palavra dos conselheiros, foi efetuada uma apresentação dos seis primeiros meses de atuação do Turismo do Estado, com ênfase à regionalização, ao ordenamento das oito macrorregiões e conseqüente inventário das prioridades de cada uma delas. Foi destacada a importância dos segmentos do turismo – Ecoturismo, de Aventura, Rural, Negócios e Eventos, Saúde, Turismo Esportivo, Histórico Cultural, Religioso, Cultural, de Pesca, Étnico, Náutico, Sol e Praia.

Também foram apresentados os projetos setoriais da Secretaria que envolvem acessibilidade- destaque para exclusivas cadeiras de roda disponíveis para levar os portadores de necessidades especiais, com facilidade, pelas praias dos municípios litorâneos; posto amigo do turista – programa que capacita os profissionais frentistas sobre os atrativos turísticos que circundam seu local de trabalho;  terminal turístico – local de chegada e partida de turistas, com conforto, segurança e equipamentos visuais que  mostram os destinos paulistas; pólo ecoturístico caminhos do mar – passeio dentro do Parque Estadual da Serra do Mar,  localizado entre a Baixada Santista e São Paulo, abrigando inestimável patrimônio ambiental, histórico e cultural; combate ao turismo sexual – ação efetuada junto com Secretaria de Estado da Justiça; turismo no esporte – trata-se da atração do segmento esportivo em linha direta com o turismo; financiamento subsidiado para pacotes turísticos – os 680 mil servidores do Estado deverão ter uma linha de crédito, da Nossa Caixa, para subsidiar as viagens, com a facilidade do desconto no próprio hollerith ;  jogos panamericanos – São Paulo recebeu, em seu estande , na praça das Medalhas, em Copacabana, RJ, mais de 800 mil visitantes que puderam apreciar os destinos paulistas; temporada de inverno – na estação mais fria do ano, o município de Campos do Jordão conta com um posto da Deatur (Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista) para maior segurança aos milhares de turistas desta época;  centenário da imigração japonesa – profissionais da Secretaria já estão trabalhando ao lado da  comissão que organiza este importante evento da colônia que acontece em 2008.

O secretário Claury fez questão de enfatizar que o setor deve e precisa ser ouvido para uma perfeita articulação e mobilização do poder público em parceria com iniciativa privada. “Nosso papel é fortalecer este Conselho”. Anunciou o calendário de reuniões para este segundo semestre e  estimulou a criação de uma comissão, entre os conselheiros, para estudo de recomposição de integrantes do Conselho, bem como do próprio regimento. Durante mais de duas horas, enfoques como a importância dos parques temáticos para a geração de empregos; das dezenas de aeroportos dentro do Estado, além de Congonhas e o Internacional de Guarulhos, que podem suportar a demanda de passageiros; o papel da promoção nacional e internacional dos destinos paulistas; os termos de cooperação técnica entre Secretarias para o incentivo, por exemplo, à educação ambiental; a força da gastronomia como atração turística  foram analisados e debatidos entre conselheiros da ABAV/SP (Associação Brasileira das Agências de Viagem), ABEOC (Ass. Bras. de Empresas de Eventos),  ABIH (Ass. Bras. da Indústria de Hotéis), ABLA (Ass. Bras. das Locadoras de Automóveis). Federação Paulista de Conventions & Visitors Bureaux, FENACTUR (Federação Nacional de Turismo), FHORESP (Fed. de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de SP), SEBRAE/SP, SINDEPAT (Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de SP), SINDETUR (Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de SP), SPC&VB (SP Convention & Visitors Bureau e UBRAFE (União Brasileira dos Promotores de Feiras).

A partir de agora, Armando Arruda Pereira de Campos Mello, diretor da UBRAFE e do SINDIPROM (Sindicato de Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos) é o novo secretário executivo do Conselho Estadual de Turismo, eleito, na oportunidade, pelos integrantes da entidade.

Da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo

(I.P.)

 

 

(I.P.)