Conselho Estadual de Educação terá novos integrantes

Três ex-secretárias da Educação e diretor da Faculdade de Direito da USP assumem em agosto

seg, 13/07/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

O governador José Serra nomeou três ex-secretárias da Educação para compor o Conselho Estadual de Educação a partir de agosto, quando acontece a primeira reunião de trabalho do segundo semestre. São elas: Maria Helena Guimarães de Castro, Maria Lúcia Vasconcellos, e Rose Neubauer. João Grandino Rodas, diretor da Faculdade de Direito da USP, foi nomeado membro titular do Conselho.

“A experiência das ex-secretárias é valiosa”, diz o secretário da Educação Paulo Renato de Souza. “Elas darão uma contribuição muito especial à Educação de São Paulo com suas participações no Conselho”, completa.

Conforme define a lei Estadual nº 7.940/67, o Conselho Estadual de Educação renova 1/3 de seu corpo deliberativo em agosto próximo. Serão quatro novos membros e cinco reconduzidos aos postos.

O conselho conta com 24 personalidades de instituições ligadas à Educação, cada uma com mandato de três anos, renovando-se sempre no mesmo mês – a cada três anos para os titulares e a cada dois para os suplentes.

Suelly Alves Maia, presidente estadual da Unidime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e Maria Elisa Ehrhardt Carbonari, vice-reitora do Centro Universitário Anhanguera, assumem as suplências.

Em recondução aos postos titulares estão Ana Luísa Restani, superintendente executiva da Fundação Bradesco; Eunice Ribeiro Durham, professora titular em Ciências Sociais da USP; Mario Vedovello Filho, mestre e professor em odontologia; Pedro Kassab, ex-presidente do Conselho; e a escritora Suzana Tripoli.

À suplência foram reconduzidos: Roque Theophilo Junior, professor titular e corregedor Geral da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Severiano Garcia Neto, presidente do Sindicato dos Supervisores do Magistério.

Criado há 42 anos, o Conselho Estadual de Educação tem como função primária regulamentar a execução de recursos e normatizar o funcionamento das unidades de ensino. Está dentro de suas atribuições orientar a política educacional do Estado, regulamentar as bases e diretrizes discutidas no Conselho Nacional de Educação, ordenar o Sistema de Ensino em diversos níveis.

Da Secretaria da Educação