Conselho Estadual de Diminuição de Acidentes de Trânsito e Transporte debate controle do consumo de álcool

Encontro discute perspectivas de adoção de mecanismos tecnológicos no controle do consumo de álcool por condutores de veículos

qua, 24/03/2010 - 11h30 | Do Portal do Governo

O Conselho Estadual para Diminuição de Acidentes de Trânsito e Transporte (CEDATT) se reúne nesta quarta-feira, 24, para debater as perspectivas de adoção de mecanismos tecnológicos de controle do abuso do consumo de álcool por condutores de veículos. As mais recentes estatísticas mostram que grande parte dos condutores de veículos envolvidos em acidentes com vítimas registra teor alcoólico no organismo em níveis superiores ao permitido pela legislação.

Durante a reunião, os membros do conselho conhecerão o primeiro alcoolímetro veicular lançado no mercado nacional. O equipamento totalmente nacional permite a integração com rastreadores de frotas, o controle do veículo em tempo real e o bloqueio da ignição caso o motorista esteja alcoolizado, entre outras funcionalidades.

O conselho é presidido pelo Secretário de Transportes, Mauro Arce, e conta com membros das seguintes pastas: Transportes Metropolitanos, Educação, Meio Ambiente, Secretaria da Segurança Pública, Saúde, Comunicação, Emprego e Relações do Trabalho, Economia e Planejamento e Direitos da Pessoa com Deficiência. Também fazem parte representantes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Desenvolvimento Rodoviário S.A.(Dersa) e Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), além de outras entidades ligadas ao setor de transportes.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo