Conselho Estadual da Agricultura Familiar toma posse nesta quinta

Agricultura familiar é responsável por 70% da produção dos alimentos que chega à mesa dos brasileiros

qui, 01/10/2009 - 12h00 | Do Portal do Governo

Os membros do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Cedaf) tomam posse nesta quinta-feira, 1. A cerimônia será realizada na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e terá presença do secretário João Sampaio e da engenheira agrônoma Marly Teresinha Pereira, responsável pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf/SP). Também participarão organizações e representações das federações de agricultores familiares, pescadores artesanais, comunidades quilombolas e indígenas, do Banco do Brasil e Nossa Caixa, e do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA). 

O Ceaf foi instituído pelo Decreto nº 53.623, de 30/10/2008, pelo governador José Serra, como órgão colegiado integrante da estrutura básica da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O conselho é presidido pelo secretário João Sampaio e conta com a engenheira agrônoma Marly Teresinha Pereira como secretária executiva.

O conselho paritário e composto por 42 membros, representantes da sociedade civil e dos órgãos governamentais nas esferas estadual, municipal e federal. O órgão será o principal espaço de articulação entre os diferentes níveis de governo e organizações da sociedade civil, coordenando e acompanhando, na esfera estadual, as ações inerentes ao desenvolvimento rural sustentável e solidário e à execução de programas de agricultura familiar e de reforma agrária. 

A agricultura familiar é responsável por 70% da produção dos alimentos que chega à mesa dos brasileiros. O evento representa um marco importante para o fortalecimento da agricultura familiar paulista, que hoje conta com cerca de 150 mil famílias no Estado, conforme dados do Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária de São Paulo (Lupa). A agricultura familiar representa 50% das unidades de produção rural do Estado.   

O Pronaf, com o apoio decisivo do governo paulista, vem crescendo ano a ano no financiamento da agricultura familiar. Na safra agrícola 2008/2009 financiou um total de 33.711 contratos de custeio, o que  corresponde a um volume total de recursos de R$ 493.703.273 – em relação à safra anterior, o crescimento é de 63,92. Por meio do Programa Mais Alimentos, foram entregues 1.232 tratores no Estado. 

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento