Conselho Empresarial premia incentivo ao combate à AIDS

O prêmio, criado em parceria com o Ministério da Saúde e UNAIDS, é um incentivo a ações preventivas nas empresas

ter, 07/10/2008 - 21h08 | Do Portal do Governo

Na comemoração dos seus dez anos de fundação, o Conselho Empresarial Nacional para Prevenção ao HIV/AIDS entrega nesta terça-feira, 7, o “IV Prêmio Nacional CEN-AIDS no Mundo do Trabalho” a três organizações nas categorias micro, médias e grandes empresas. O prêmio, criado em parceria com o Ministério da Saúde e UNAIDS, é um incentivo a ações preventivas nas empresas e foi criado em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção ao HIV-AIDS no Ambiente de Trabalho, instituído em 8 de outubro de 2005. Desde a primeira edição do prêmio, o CEN AIDS analisou dezenas de projetos e 16 deles foram reconhecidos pelos benefícios a milhares de colaboradores das respectivas empresas com informações sobre a AIDS e programas de prevenção.

A solenidade de premiação, que aconteceu durante o VIII Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida e o primeiro encontro de Conselhos Empresariais e, AIDS da América Latina e Caribe, ocorreu no Teatro Maksoud Plaza e teve a presença do governador José Serra, que, como ministro da Saúde, assinou a Portaria nº 3.717, de 8 de outubro de 1998, criando o Conselho Empresarial Nacional para Prevenção ao HIV/AIDS.

O CEN AIDS, reconhecido pelo Fórum Econômico Mundial como o mais antigo conselho empresarial de combate ao HIV-AIDS atuante no mundo, foi criado em 1998, pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de estimular e participar de ações de prevenção no ambiente de trabalho. A instituição desenvolve atividades do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre AIDS (UNAIDS) e o Conselho Empresarial Mundial, que assessora e incentiva ações do setor empresarial no combate à doença.

Tendo em vista que a grande maioria de casos de HIV/AIDS atinge pessoas em plena capacidade produtiva, o CEN desenvolve parcerias entre entidades públicas e privadas para ampliar o alcance das ações de combate à epidemia e melhoria da saúde no ambiente de trabalho. Atualmente, o Conselho é formado por empresas e confederações reconhecidas internacionalmente pela implantação de programas e campanhas internas para promover a saúde e prevenir a disseminação do HIV/AIDS.