Conselho do Fórum Estadual das Micro e Empresas de Pequeno Porte toma posse

Fórum pretende formular propostas de políticas governamentais de apoio e fomento a micro e pequenas empresas do Estado

qua, 09/06/2010 - 13h30 | Do Portal do Governo

Os integrantes do conselho do Fórum Estadual das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte de São Paulo tomaram posse na terça-feira, 8, durante solenidade na sede da Secretaria de Desenvolvimento. Criado pelo governador Alberto Goldman, por meio do decreto 55.764/2010, o fórum pretende formular propostas de políticas governamentais de apoio e fomento a micro e pequenas empresas.

Na oportunidade, o secretário-adjunto de Desenvolvimento, João Carlos Maranha, destacou os avanços que a iniciativa trará em benefício aos pequenos e médios empreendedores do Estado. “O fórum contará com uma visão ampla, pois é composto por membros do poder público e da iniciativa privada, que irão discutir em conjunto o melhor caminho para promover ações de estímulo ao empreendedorismo”, afirmou.

O decreto visa a dar efetividade, em âmbito estadual, ao Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, instituído pela Lei Complementar Federal nº 123, de 14 de dezembro de 2006, conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Entre as principais propostas do fórum está a ampliação de parcerias com os municípios para a implantação do Portal Poupatempo do Empreendedor, como canal de comunicação dos empreendedores com os órgãos do Estado, além de promover a articulação entre órgãos governamentais e entidades da sociedade civil para estabelecer ações reguladoras dos aspectos não tributários relativos ao tratamento diferenciado para microempresários individuais, microempresas e empresas de pequeno porte do Estado.

Ficarão responsáveis pelos debates e propostas seis Grupos Técnicos de Implementação (GTI), que discutirão nove temas: registro, cadastro, licenças e baixas; fiscalização orientadora; acesso à justiça; acesso a mercados; estímulo ao crédito; estímulo à inovação; acesso à gestão; associativismo; e estímulo ao empreendedorismo.

O Fórum Estadual das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte será presidido pelo secretário de Desenvolvimento, Luciano Almeida, e terá o coordenador de Desenvolvimento Regional e Territorial, Hans Schaeffer, como secretário-executivo e contará em sua composição com os secretários de Economia e Planejamento, Fazenda, Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Emprego e Relações do Trabalho, e Gestão Pública. Integram ainda o presidente da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade – Investe São Paulo, o presidente da Agência Paulista de Fomento – Nossa Caixa Desenvolvimento e o presidente da Junta Comercial (Jucesp).

Além disso, participam como convidados o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa do Estado de São Paulo (Sescon-SP), o presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio), o presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e o diretor-superintendente do Sebrae-SP.

Os grupos técnicos deverão apresentar ao presidente do fórum seu plano de ações a partir da escolha dos integrantes do grupo. Poderão ser convidados a participar dos trabalhos dos GTIs representantes de órgãos e de entidades públicas ou privadas, inclusive dos poderes legislativo e judiciário, além de outras instituições de níveis federal e municipais.

Da Secretaria de Desenvolvimento