Conselho de Turismo apóia revitalização da área portuária de Santos

As licitações e licenciamento ambiental do plano de revitalização estão programadas para 2009

qui, 11/12/2008 - 19h03 | Do Portal do Governo

Profissionais do turismo participaram, nesta semana, da última reunião de 2008 do Conselho Estadual de Turismo, no município de Santos, ocasião em que foi exibido aos integrantes e convidados da entidade o Plano de Revitalização de Áreas Portuárias e Integração com Áreas Urbanas situadas no região do Valongo, que une cidade e porto.

Segundo os técnicos do setor presentes à explanação, “trata-se do resgate da identidade santista como cidade portuária. Esta revitalização fará a preservação deste valioso patrimônio nacional. É a volta da convivência do santista com seu porto”. As licitações e licenciamento ambiental deste plano estão programadas para 2009 e o início das obras, para ao primeiro semestre de 2009 e contemplam construção de Marina, bares, restaurantes, espaços especiais para artesanato paulista, amplos estacionamentos, jardinagem, implantação de um Museu Portuário e até mesmo a criação de um Instituto de Ciências do Mar.

 “Vemos estas ações como uma grande alavanca do Turismo e que coloca Santos dentro do cenário mundial, pois tal revitalização atrairá grandes negócios e competições náuticas de grande porte”, afirmou o prefeito João Paulo Tavares Papa.

Diante deste cenário de otimismo para a região desta estância balneária e, conseqüentemente, para todo Estado, o presidente do Conselho e secretário de Esporte, Lazer e Turismo (SELT), Claury Alves da Silva, ofereceu total apoio da entidade nesta jornada, “pois este projeto é muito importante para nosso Estado, uma vez que envolve todas as atividades ligadas ao Turismo e apresenta-se como importante oportunidade de negócios”, complementou.

Durante a reunião, o Conselho também recebeu representante da Editora Abril que apresentou o evento no autódromo de Interlagos, já com três edições, denominado “Quatro Rodas Experience” com data marcada para junho de 2009. A ação de maio de 2008 recebeu cerca de 45 mil pessoas que fizeram text-drives na pista On Road e na Off Road , de motos, em quadriciclos, entre tantas atrações. Integrantes do Conselho sugeriram a participação do Turismo Paulista, na realização do próximo evento, aproveitando o afluxo de pessoas, para mostrar os destinos turísticos do Estado paulista.

Por último, o presidente da ABEOC – Associação Brasileira de Empresas de Eventos, José Eduardo de Souza Rodrigues, fez uma balanço de sua entidade em 2008, em especial sobre o Projeto “Destinos do Crescimento Sustentável – 1º Road Show de Relacionamentos e Capacitação em Eventos da ABEOC São Paulo”. Destacou o fato de que o Estado de São Paulo organizou a maioria dos mais de 300 mil eventos que ocorreram, durante o ano, no Brasil todo. “Nossa área envolve 54 setores da cadeia produtiva e da economia organizada”, concluiu Rodrigues.

Da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo