Conselho de Recursos Hídricos recebe inscrição para representantes da sociedade civil

A entidade elegerá 11 participantes desse setor para o período de 2008 a 2010

qui, 31/01/2008 - 8h27 | Do Portal do Governo

O Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH) cadastra, até o dia 12 de fevereiro, entidades interessadas em concorrer às vagas do segmento da sociedade civil no órgão. Para tal, devem se dirigir à secretaria executiva do Conselho, na Avenida Professor Frederico Hermann Júnior, 345, na capital.

Criado em 1987, é formado por 33 conselheiros, sendo 11 de cada setor que representa: Estado, município e sociedade civil. A votação será dia 31 de março e elegerá representantes para o biênio de 2008 a2010.

O CRH é responsável pela discussão e deliberação sobre ações e investimentos para a melhoria da qualidade da água no Estado de São Paulo e a implementação da cobrança pelo seu uso nas bacias estaduais hidrográficas, entre outras atribuições. Também participam das reuniões representantes dos Comitês de Bacias Hidrográficas, universidades estaduais e demais entidades do Estado. 

Candidatos

Podem participar do Conselho as entidades da sociedade civil legalmente constituídas, com atuação comprovada em âmbito estadual (ao menos três bacias) em uma de nove diferentes categorias que representam vários tipos de interesse e de usos com relação à água: I – representantes de usuários industriais dos recursos hídricos; II – representantes de usuários agrícolas de recursos hídricos; III – representantes de usuários de recursos hídricos do setor comercial e de serviços; IV – representantes de usuários de recursos hídricos para o abastecimento público; V – associações especializadas em recursos hídricos; VI – sindicatos ou organizações de trabalhadores em recursos hídricos; VII – entidades ambientalistas; VIII –  entidades de defesa dos interesses difusos dos cidadãos; IX – órgãos ou entidades associativas de profissionais de nível superior relacionadas com recursos hídricos. 

Integração e equilíbrio

Segundo a conselheira representante da Federação das Indútrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Anícia Aparecida Baptistello Pio, “o Conselho Estadual de Recursos Hídricos é o fórum mais adequado e democrático para uma efetiva participação do setor produtivo na gestão de recursos hídricos do Estado de São Paulo”. O engenheiro Hugo Marcos Piffer Leme, conselheiro representante da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) no CRH, considera sua participação no Conselho  muito gratificante. “Sou integrante desde o início da participação das entidades civis e, durante esse período, tive o privilégio de participar de importantes decisões, além de conhecer o gerenciamento de bacias hidrográficas na França, Alemanha e Espanha. Isso permitiu o acúmulo de muito conhecimento além de poder contribuir com o gerenciamento e melhoria dos recursos hídricos de nosso Estado e País”, conta.

Para a representante da Fundação SOS Mata Atlântica no CRH, Maria Luiza Taborda Borges Ribeiro, o Conselho Estadual de Recursos Hídricos é o espaço mais relevante para a gestão das bacias paulistas. “É importante que as entidades que têm assento nesse Conselho exerçam seu papel de parceiros do poder público e dos usuários de água com visão de Estado, no sentido de buscar integração e equilíbrio entre as bacias, sabendo respeitar as diferenças econômicas, culturais e de ecossistema de cada uma delas”. 

SERVIÇO

Mais informações, pelo telefone 3133-4155

e pelo site do Sistema de Gerenciamento de

Recursos Hídricos – www.sigrh.sp.gov.br 

 

Da Secretaria Estadual do Meio Ambiente 

(I.P.)