Conselho Comunitário de Segurança de Heliópolis investe na educação para reduzir criminalidade

nd

qua, 31/05/2000 - 17h29 | Do Portal do Governo

‘A presença do Poder Público aliado a ações da comunidade na periferia é o único caminho para a cidadania e a conseqüente diminuição da criminalidade, principalmente dos crimes cometidos por jovens’. A afirmação é do secretário da Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi. Atentos a esta filosofia, os componentes do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Heliópolis entregam, nesta quinta-feira, dia 1º de junho, às 20 horas, o certificado de conclusão do curso de informática para 384 alunos da comunidade. O evento será realizado na rua Siqueira Bulcão, nº 49, ao lado do 95º DP, e contará com as presenças do secretário-adjunto da Segurança Pública, Mário Papaterra Limongi, do coordenador dos Consegs do Estado de São Paulo, Fábio Bonini, e do presidente do Conseg Heliópolis, Pastor Carlos Altheman, entre outras autoridades.
O curso de técnico em informática, ministrado em instalações e com técnicos cedidos pela Prodam, faz parte de um amplo programa preventivo desenvolvido pelo Conselho, que visa tirar o jovem da rua e lhe oferecer perspectivas de aproveitamento no mercado de trabalho. Também fazem parte do projeto os cursos de alfabetização, inglês, cabelereiro, manicure, estética facial e futebol.
A ação do Conseg Heliópolis não se resume apenas aos setores de educação e formação profissional: a segurança do bairro também foi reforçada com a inauguração, em fevereiro deste ano, da 5ª Companhia da Polícia Militar. Com um efetivo de 87 policiais e 10 viaturas, a Companhia atua de forma integrada com os policias civis do 95º DP no combate à criminalidade e à violência em uma área de 1.621.000 metros quadrados, onde moram aproximadamente 95 mil pessoas.
Saúde e assesssoria jurídica são outros pontos que podem ser destacados. Oito dentistas voluntários se revezam prestando atendimento nos dois consultórios montados nas instalações do Conseg, assim como três médicos, 12 psicólogos e seis advogados. Também são realizadas cirurgias gratuitas de catarata, além da distribuição de óculos e de cestas básicas.

As emissoras de televisão que estiverem interessadas em produzir a pauta e/ou cobrir o evento podem entrar contato com a Assessoria de Imprensa da Secretaria até as 17 horas desta quarta-feira, dia 31 de maio.