Conselheiros aprovam Plano de Carreira dos servidores da Unesp

Reunião do Conselho Universitário ocorreu na quinta-feira, 28 de fevereiro

sáb, 01/03/2008 - 12h43 | Do Portal do Governo

Na primeira sessão ordinária do Conselho Universitário (CO) em 2008, presidida pelo reitor Marcos Macari, os membros aprovaram a proposta de reestruturação do Plano de Carreira dos servidores técnico-administrativos da Universidade. A reunião ocorreu na sede administrativa em São Paulo (SP), nesta quinta-feira, 28. A proposta anterior do Conselho de Administração e Desenvolvimento (CADE) adapta o Plano de Carreira, implantado em 1998, às condições jurídicas e orçamentárias da Instituição.

Elaborado por um grupo de trabalho composto por funcionários de diversas Unidades Universitárias e da administração central, o documento votado pelos órgãos colegiados visa a constituição de princípios, diretrizes e normas para o desenvolvimento profissional dos servidores. “O trabalho desenvolvido possibilita uma melhora profissional e salarial do servidor”, explicou o pró-reitor de Administração Julio Cezar Durigan. O plano deverá ser revisado em 2011, conforme determinação do CADE.

Entre outros itens na pauta, também foi aprovada a criação de uma Unidade Experimental, a partir da fusão do Instituto de Física Teórica (IFT) e do Instituto de Pesquisas Metereológicas (IPMet). A proposta tem por objetivo fortalecer os institutos que já desenvolvem atividades de pesquisa e extensão e passariam a oferecer, pelo menos, um curso de graduação.

Essa unidade deverá ser implantada no câmpus da Barra Funda, na cidade de São Paulo, a ser inaugurado. “Ao constituir uma Unidade Experimental para a realização de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, fazemos uma prospecção para que venha a ser uma Unidade Universitária”, ressalta o reitor Macari.

Atualmente, o IFT e o IPMet são Unidades Complementares, subordinadas à Reitoria. Para a efetivação da fusão, será formada uma comissão para elaborar estudos de viabilidade administrativa da nova unidade e para a criação do curso de graduação. “Os estudos serão realizados ainda neste ano, segundo um cronograma estabelecido. E, caso sejam aprovados pelo Conselho Universitário, a intenção é oferecer o curso no vestibular Meio de Ano 2009, ou no inicio de 2010”, complementa o reitor.

Os conselheiros consentiram também a criação da Cátedra Unesco de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial, com data de implantação prevista para o próximo mês de agosto. De acordo com o projeto elaborado sob a coordenação do professor Bernardo Mançano Fernandes, da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), câmpus de Presidente Prudente, a cadeira terá caráter multidisciplinar, com ênfase nas áreas das Ciências Humanas e Sociais, e envolverá diversos câmpus. Contudo, deverá ser avaliada por técnicos da Unesco, em Brasília (DF), e, posteriormente aprovada na sede da instituição em Paris.

Na ocasião foi sancionada a criação de um Núcleo de Biomateriais e Biotecnologia da UNESP. O núcleo será implantado em Botucatu, com a finalidade de reunir grupos e pesquisadores nas diferentes áreas de biotecnologia e biomateriais para desenvolver novos produtos, processos e serviços relacionados à saúde humana, saúde e produção animal e agricultura.

 

Da Unesp

(I.P.)