Conscientização reduz problemas de saúde

A Operação Inverno 2007 prevê, também, ações educativas com a distribuição de folhetos nos pedágios e nas principais estradas do Estado. Paralelamente, são desenvolvidos programas de orientação e treinamento de […]

sex, 22/06/2007 - 10h47 | Do Portal do Governo

A Operação Inverno 2007 prevê, também, ações educativas com a distribuição de folhetos nos pedágios e nas principais estradas do Estado. Paralelamente, são desenvolvidos programas de orientação e treinamento de frotistas e credenciamento de oficinas mecânicas, para que procedam à regulagem adequada dos veículos a diesel. Essas ações fazem parte do Projeto Respira São Paulo, um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos do Governo do Estado.

Segundo a Cetesb, com esse trabalho de conscientização, apenas 6% da frota de veículos a diesel, que chega a 450 mil na região metropolitana de São Paulo, está em desacordo com as especificações, emitindo fumaça preta acima dos índices aceitáveis. Há dez anos, esse percentual superava os 40%.

Em 2006, foram multados 12,1 mil veículos e, nos primeiros três meses de 2007, outros 3,1 mil. A fiscalização de veículos a diesel é realizada rotineiramente ao longo do ano, mas é intensificada durante a Operação Inverno. Essas ações têm reflexo direto na saúde da população. Segundo a Cetesb, a queda nas concentrações médias de partículas inaláveis de 70 microgramas/m3, no período de 1990 a 1994, para 47 microgramas/m3, entre 2001 e 2004, levou à queda do número de mortes diárias atribuídas à poluição do ar, de 12 para oito. As partículas inaláveis, emitidas com fumaça preta, têm dimensões inferiores a dez milésimos de milímetro.