Conjunto de ações dará proteção costeira e marítima ao litoral paulista

SIMMar integrará Coordenadoria de Fiscalização Ambiental, Secretaria do Meio Ambiente, Polícia Militar Ambiental e Fundação Florestal

ter, 15/10/2013 - 18h15 | Do Portal do Governo

Um conjunto de ações para reforçar a fiscalização e a proteção costeira e marítima do Estado foi lançado nesta terça-feira, 15, pelo governador Geraldo Alckmin. Entre as ações, estão a criação de uma Companhia Marítima da Polícia Militar Ambiental, um Mapa da Pesca Sustentável e a entrega de cinco novas embarcações modernas e adequadas à operação em mar aberto.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

O Sistema Integrado de Monitoramento Marítimo (SIMMar) integrará autuações da Coordenadoria de Fiscalização Ambiental (CFA), da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), da Polícia Militar Ambiental e da Fundação Florestal (FF) para a proteção da biodiversidade marinha.

LEIA TAMBÉM
Obras na SP-131 beneficiam moradores e turistas de Ilhabela

“Você tem um plano costeiro marítimo de pesca e tem a companhia com as lanchas, para a fiscalização e cumprimento desse trabalho. São cinco lanchas novinhas, zero km, para fazer a proteção costeira e a parte ambiental e de fiscalização de terras”, destacou o governador.

A Companhia Marítima, que contará com 51 homens, vai agrupar pelotões marítimos que atuavam no litoral, vinculados à Polícia Ambiental e terá três batalhões: um no Guarujá, um na sede operacional, em Cananéia e outro em Ubatuba. Serão, ao todo, 20 policiais no Guarujá, 13 policiais em Cananéia e 18 em Ubatuba

Já o Mapa da Pesca Sustentável disponibilizará os locais adequados à pesca na zona costeira de São Paulo, além de áreas de restrição à pesca no litoral. A publicação estará disponível em vários formatos para a população, o que deve também deve facilitar o trabalho da fiscalização.

Do Portal do Governo do Estado