Conheças dois programas de prevenção do Estado de São Paulo

Implementar programas de prevenção é fundamental para que a população não seja afetada com problemas maiores no futuro

sex, 28/09/2018 - 17h17 | Do Portal do Governo

 

A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo entende que implementar programas de prevenção é fundamental para que a população não seja afetada com problemas maiores no futuro. Abaixo você conhece dois programas importantes de prevenção presente no Estado.

Mulheres de Peito

Criado em 2013, o programa Mulheres de Peito é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo que tem como objetivo a detecção precoce do câncer de mama, assim como facilitar o acesso ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doença.

Podem participar mulheres paulistas com 50 e 69 anos de idade de forma gratuita e sem necessidade de pedido médico.

Quatro carretas percorrem o Estado de São Paulo levando toda a estrutura necessária para a realização dos exames preventivos e o diagnóstico sai em 48h. As unidades móveis fazem atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados.

Se a carreta não estiver em sua cidade, os exames podem ser agendados em um dos 300 serviços com mamógrafos espalhados por todo Estado, por meio do telefone 0800 779 0000 que está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É importante ter em mãos o número do cartão SUS, endereço, telefone, data de nascimento e nome completo dos pais.

É importante ter em mãos um documento oficial com foto e o cartão SUS.

Caso seja detectada alguma alteração nos exames realizados nas carretas ou nos serviços agendados por telefone, a paciente será encaminhada para acompanhamento e tratamento em unidades da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer mais perto de sua residência.

Filho que ama leva o pai ao AME

O programa “Filho que ama leva o pai ao AME” da Secretaria de Estado da Saúde, que estimula os filhos a levarem os pais a partir de 50 anos de idade a fazer check-up médico nos Ambulatórios Médicos de Especialidades, já atendeu mais de 82 mil pessoas em todo o Estado, em 200 mil consultas realizadas, desde o seu início, em março de 2014.

Os números foram recentemente divulgados pela pasta. Além das consultas, os pais atendidos passam por exames preventivos nas áreas de enfermagem, cardiologia e urologia. O atendimento acontece aos sábados, das 9h até as 13h, em 25 unidades do AME, da capital, Grande São Paulo, interior e litoral do Estado.

Para fazer o check-up é preciso fazer o agendamento pelo 0800-779-000. Confira abaixo as unidades que fazem o atendimento do programa “Filho que ama leva o pai no AME”

AME Heliópolis (Capital)
CRI Norte (Capital)
AME Mogi das Cruzes
AME Taboão da Serra
AME Carapicuíba
AME Mauá
AME Araçatuba
AME Américo Brasiliense
AME Santos
AME Praia Grande
AME Barretos
AME Bauru
AME Promissão
AME Jundiaí
AME Franca
AME Ourinhos
AME Rio Claro
AME Presidente Prudente
AME São João da Boa Vista
AME Mogi Guaçu
AME Votuporanga
AME São José do Rio Preto
AME Sorocaba
AME Caraguatatuba
AME Tupã