Conheça Taubaté, terra de Monteiro Lobato

Município na região do Vale do Paraíba ganhou o título de "Capital Nacional da Literatura Infantil"

sex, 28/08/2015 - 18h37 | Do Portal do Governo

Com uma localização privilegiada na região do Vale do Paraíba, a cidade de Taubaté, distante 130 quilômetros da Capital paulista, está próxima de praias paulistas como Ubatuba, no Litoral Norte, e de Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira. Além disso, é a terra natal do escritor Monteiro Lobato, motivo pelo qual recebeu o título de “Capital Nacional da Literatura Infantil”.

Para quem gosta das histórias do escritor, uma boa opção é visitar a casa onde Lobato nasceu e viveu até os 12 anos. Atualmente, o local abriga o Museu Histórico e Pedagógico, que reúne um acervo de objetos pessoais e toda a obra do autor. Anexo ao Museu há também uma extensa área verde e espaços para apresentações teatrais com os personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo, sua obra mais famosa.

Mas não é apenas a literatura infantojuvenil a marca registrada de Taubaté. A cidade ainda conta com um museu dedicado ao ator e cineasta Amácio Mazzaropi. O local reúne em seu acervo mais de seis mil documentos sobre o artista. Diversas peças cenográficas, assim como equipamentos de época utilizados por ele, estão à disposição dos visitantes. Além de contarem a história do comediante, também ensinam sobre a trajetória do cinema brasileiro.

No Museu Mazzaropi é possível visitar a “Casa do Jeca”, que já existia quando o ator comprou a fazenda para construção de seus estúdios e foi aproveitada por ele como cenário em seus últimos cinco filmes.

Artesanato
Outro ponto turístico bastante visitado na cidade é a Rua Imaculada Conceição. Situada numa colina ao sul da cidade, no Alto São Pedro, é conhecida pelas festas folclóricas e artesanato popular executado pelos Figureiros e pela Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

No local, os turistas podem acompanhar o processo de produção das peças decorativas, representando os tipos folclóricos da região, peças natalinas, principalmente com imagens da Sagrada Família e que retratam o cotidiano da cidade.

Do Portal do Governo do Estado