Conheça seus direitos em bares e restaurantes

Fundação Procon orienta consumidores sobre procedimentos obrigatórios por parte dos estabelecimentos

qua, 05/09/2012 - 10h55 | Do Portal do Governo

Cardápio com preços afixados na entrada do estabelecimento, informações claras sobre formas de pagamento e taxa de serviço facultativa. Esses são alguns dos direitos do consumidor em bares e restaurantes. A Fundação Procon de São Paulo, órgão ligado à Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, orienta ainda que, na capital, a Lei Municipal 11.697/94 permite que o consumidor visite a cozinha do estabelecimento e verifique as condições de higiene e limpeza.

LEIA TAMBÉM
Procon orienta sobre fechamento de conta corrente 
Procon orienta como bloquear recebimento de ligações de Telemarketing 

Logo na entrada do restaurante, deve haver um cardápio com todos os itens e preços. Também deve haver informações claras sobre valores destinados ao couvert artístico. Os petiscos antes da refeição principal só devem ser servidos com autorização prévia do consumidor, de acordo com a Lei Estadual 14.536 /2011.

Deve ainda ficar clara a forma de pagamento aceita pelo estabelecimento: cheque, cartão de crédito, cartão de débito, vale refeição e outros. Todos os estabelecimentos são obrigados a aceitar pagamento em papel moeda. A taxa de serviço no valor de 10% da conta é opcional. Serviços mal prestados, comida com sabor ou odor estranho, sujeira e outros problemas durante a refeição devem ser questionados pelo cliente.

Do Portal do Governo do Estado