Conheça São Paulo de bicicleta neste feriado

Metrô oferece estacionamento e empréstimo de bicicletas

seg, 20/04/2009 - 8h00 | Do Portal do Governo

Para evitar o trânsito, praticar uma atividade física e colaborar com o meio ambiente, não há nenhum meio de transporte melhor do que a boa e velha bicicleta. Para incentivar esta prática, o Metrô disponibiliza bicicletários para estacionamento e empréstimo de bikes – uma boa opção para fica em São Paulo no feriado e pretende passear pela cidade. Os espaços funcionam diariamente, das 6h às 22h.

Para deixar a sua bicicleta nos “estacionamentos” das estações ou alugar uma basta efetuar o cadastro no local levando RG e CPF. No caso de empréstimos, também é necessário um cartão de crédito Visa com um limite disponível de R$ 350,00 para pré-autorização. Quem não possui cartão de crédito pode comparecer à sede do Instituto Parada Vital, na Rua Barra Funda, 827, sala 1, com RG, CPF, comprovante de residência (originais e uma cópia) e duas fotos 3X4 para confecção da carteirinha do programa UseBike, que dará acesso ao serviço.

O empréstimo da bicicleta é gratuito na primeira hora e para as demais horas é cobrada uma taxa de R$ 2,00.

Na retirada da bicicleta, o ciclista recebe capacete e cadeado, podendo devolvê-los em outros bicicletários do sistema ou nos estacionamentos da Rede Estapar que participam do programa.

As estações Paraíso, Vila Mariana (Linha 1-Azul), Anhangabaú, Marechal Deodoro e Sé (Linha 3-Vermelha) possuem 10 vagas e 10 bicicletas para empréstimo. Os bicicletários de Guilhermina-Esperança, primeiro instalado, Corinthians-Itaquera e Carrão têm 100 vagas e 10 bicicletas para empréstimos cada.  

Em janeiro deste ano, entraram em operação as unidades da Liberdade, Armênia e Santana (Linha 1-Azul), Vila Madalena (Linha 2-Verde), Brás, Palmeiras-Barra Funda e Santa Cecília (Linha 3-Vermelha). Em todos esses locais também estão disponíveis 10 bicicletas e 10 vagas de estacionamento.

Além desses bicicletários, as estações Belém, Penha, Vila Matilde, Artur Alvim, Capão Redondo, Campo Limpo e Vila das Belezas possuem paraciclos (estruturas para acorrentar as bikes) doados pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

O acesso no sistema metroviário permite até quatro bicicletas por trem, embarcadas sempre no último vagão. Os horários para os ciclistas usarem o sistema aos finais de semana e feriados são: sábados, das 14h até o final da operação comercial (uma hora da manhã de domingo). Aos domingos e feriados, está garantido o acesso dos ciclistas durante todo o funcionamento do sistema: de 4h40 à meia-noite.

Estacionamentos da Rede Estapar

Hospital Santa Catarina – Av. Paulista, 200
Top Center – Al. Joaquim Eugênio de Lima, 424
Garagem subterrânea Trianon – Al. Jaú, 850
Conjunto Nacional – Rua Padre João Manuel, 60
Garagem São Luís – Av. Paulista, 2378
Shopping Frei Caneca – Rua Frei Caneca, 569
Novotel Jaraguá – Rua Martins Fontes, 71