Conheça Santa Fé do Sul, uma cidade rica em belezas naturais

Atualizada às 12:37

sex, 28/01/2011 - 10h00 | Do Portal do Governo

Município é uma ótima opção para descanso, prática de esportes náuticos e pesca

No extremo Noroeste do Estado de São Paulo, na divisa com Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, fica a Estância Turística de Santa Fé do Sul. Localizada na região dos Grandes Lagos, a cidade é rica em belezas naturais. Banhada pelas águas do Rio Paraná, é uma boa opção para descanso, prática de esportes náuticos e pesca.

Com cerca de 30 mil habitantes, Santa Fé tem sua economia baseada no agroturismo. Além de desfrutar das águas cristalinas do Rio Paraná, o turista pode conhecer as produções de leite, uva, manga, coco e banana. Outro destaque é a produção de peças artesanais feitas em cerâmica queimada pelas esposas dos agricultores.

A cidade é de fácil acesso por estar localizada próxima a importantes rodovias como a Euclides da Cunha (SP 330), Washington Luiz (SP 310), Anhanguera (330) e Bandeirantes (SP 348). Para se hospedar, o visitante tem a disposição hotel-fazenda, ranchos e casas de veraneio.

Santa Fé do Sul também é bicampeã do prêmio Município Verde Azul. No projeto, Governo do Estado e municípios trabalham juntos na efetivação da agenda ambiental paulista. As cidades concentram seus esforços em dez diretivas: esgoto tratado, lixo mínimo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.

Um pouco de história

Santa fé do Sul foi fundada em 24 de junho de 1948 por Hélio de Oliveira, mas a emancipação política aconteceu somente em 24 de julho de 1953. A colonização da cidade teve início com os trabalhadores da Companhia Agrícola de Imigração e Colonização (CAIC), que trabalhavam na expansão da antiga estrada de ferro Araraquarense.

O nome Santa Fé foi escolhido por coincidir com as iniciais de Sales Filho, deputado estadual que, com o apoio de outros parlamentares, conseguiu elevar o povoado à condição de município. A partícula Sul foi acrescentada porque na região Norte do Brasil, havia uma vila com o mesmo nome. Hoje, a cidade é um importante pólo logístico para a indústria e para a agropecuária porque conta com a Ponte Rodoferroviária e a Hidrovia do Tietê-Paraná.

Do Portal do Governo do Estado