Conheça Rio Claro e suas belezas históricas

Cidade ainda conta com clima agradável e natureza

sex, 11/12/2015 - 19h16 | Do Portal do Governo

Rio Claro, localizada a 179 km da Capital, é o lugar ideal para quem gosta de história. Com construções do final do século XIX, a cidade abriga diversos museus e imóveis históricos.

As Praças XV de Novembro e Tenente Otoniel Marques Teixeira mostram o jardim do antigo Largo da Matriz. Suas características paisagísticas trazem um aspecto de bosque, tornando-o um local agradável que contribui para amenizar o clima da área central. Aos domingos acontece a apresentação do Grupo de Seresteiros.

A Igreja Matriz de São João Batista, edificada entre 1912 e 1926, em estilo neo-românico, guarda a primeira imagem do padroeiro de Rio Claro, São João Batista, da fundação da cidade. O relógio da igreja foi instalado em 1920, com quatro faces. O interior do prédio passou a ser ponto importante de visitação pelo bom gosto arquitetônico.

O Solar Dona Luiza Barreto Rinaldi é uma construção de dois pavimentos do final do século XIX. Em 1914 o imóvel foi transferido à Prefeitura Municipal de Rio Claro, que o repassou à Escola Profissional Masculina em 1918. Atualmente o local abriga a Escola Técnica Estadual “Armando Bayeux da Silva”.

Para quem gosta de natureza, a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, criada em 1909, possui a maior variedade de espécies de eucalipto do Brasil, o que a torna referência no cultivo e pesquisa da planta e a faz conhecida como “berço do eucalipto”. Entre outras atrações, o local possui o Museu do Eucalipto, criado pelo agrônomo Edmundo Navarro de Andrade. O parque é aberto à visitação diariamente das 8h às 17h.

Do Portal do Governo do Estado