Conheça realizações da Secretaria de Gestão Pública em 2009

Destaques ficam com unidades dos programas Acessa SP e Poupatempo

ter, 29/12/2009 - 12h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Gestão Pública termina 2009 com várias unidades dos programas Acessa SP e Poupatempo inauguradas e anunciadas em todo o Estado. Além disso, o projeto do Acessa SP serviu de modelo para um programa de inclusão digital no Estado do Alagoas.

O programa alagoano recebeu o nome de DigitAlagoas e 60 postos de acesso gratuito à internet, sendo o primeiro deles em um assentamento rural. Em São Paulo, a cobertura do Acessa SP está em expansão e já atinge 70% dos municípios. São mais de 500 postos que atendem 1,7 milhões de pessoas.

Ainda em 2009, o secretário-adjunto de Gestão Pública, Marcos Monteiro, anunciou que moradores de 11 regiões administrativas do Estado receberão 36 novas unidades do programa de inclusão digital do governo paulista. Ele assinou convênios com prefeitos dos municípios para a instalação das salas. As cidades que assinaram convênios são Buritama, Glicério, Altair, Cajobi, Guairá, Guaraci, Jaborandi, Olímpia, Taiúva, Viradouro, Promissão, Pederneiras, Mococa , Aramina, Buritizal, Igarapava, São José da Bela Vista, Ribeirão Pires, Borá, Pitangueiras, Praia Grande, São Vicente 2 (Jardim Rio Branco), Cedral, Macaubal, Mendonça, Nova Granada, Novo Horizonte, Paranapuã, Pindorama, Santa Adélia, União Paulista, Jumirim, São Roque e Votorantim.

A Secretaria também divulgou os resultados de uma pesquisa que traça o perfil dos usuários do Acessa SP e do e-Poupatempo. Pessoas com renda familiar menor que um salário mínimo representam 32% dos usuários. A sondagem também revelou que o jovem é um típico frequentador dos postos e que o site mais acessado é o Orkut. A média de idade dos usuários é de 22 anos. A pesquisa mostrou que 80% dos usuários têm até 29 anos.

Saiba mais sobre o Acessa SP:
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=206022&c=6
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=205948&c=6

Poupatempo

O Governo do Estado anunciou a mais recente unidade do Poupatempo em dezembro. O Poupatempo de Caraguatatuba terá capacidade para realizar cerca de 2.700 atendimentos por dia e 59,4 mil por mês. Além disso, O Poupatempo em Movimento, projeto que oferece atendimento gratuito e personalizado para alunos da rede estadual de ensino com até 18 anos, atendeu, durante apenas os três primeiros dias de uma ação, 565 estudantes.

Em 2009 também foram entregues os novos Terminais de Acessibilidade do e-Poupatempo que serão instalados em cinco Postos do Poupatempo. Os novos terminais vão possibilitar a cidadãos com deficiência a utilização de serviços públicos por meio da internet e estão sendo instalados nas salas e-Poupatempo dos Postos Itaquera, Santo Amaro, São Bernardo do Campo, Ribeirão Preto e Campinas Shopping.

A inovação do ano do programa foi o lançamento de mais um canal de comunicação para chegar até seus usuários: o SMS (popular torpedo ou mensagem de texto por celular). Agora, com esta nova tecnologia, o usuário não corre mais o risco de esquecer o atendimento agendado.

Saiba mais sobre o Poupatempo:
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=204393&c=6
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=205233&c=6

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo